Início » Internet » Wikipedia: 90 mil colaboradores e diminuindo

Wikipedia: 90 mil colaboradores e diminuindo

Avatar Por

A enciclopédia mais famosa da internet não está mais com aquela bola toda. Durante um evento, Jimmy Wales, o fundador do serviço, disse que a Wikipedia vem perdendo colaboradores nos últimos tempos. Parece que os usuários estão largando de mão a edição de textos e inclusão de novos verbetes — e há bons motivos para que os colaboradores da Wikipedia deixem o site de lado. A situação não é considerada crítica, no entanto.

Lá em março, a Wikipedia contava com 90 mil colaboradores ativos. Segundo Wales, o número vem diminuindo, embora o criador da enciclopédia não tenha revelado números mais recentes para essa situação específica. A intenção da Fundação Wikimedia, a organização que mantém a Wikipedia, é atrair 5 mil novos colaboradores até junho de 2012.

Minha sugestão para você começar a colaborar com a Wikipedia

Um dos desafios a ser enfrentado diz respeito às ferramentas que a Wikipedia disponibiliza para seus usuários. Wales suspeita de que ainda seja difícil para certos colaboradores modificar os verbetes do jeito que gostariam. A ideia deles é simplificar as ferramentas paulatinamente, para que seja mais fácil de usar. Além disso, as diretrizes editoriais da Wikipedia, que versam sobre imparcialidade e outros assuntos correlatos, também são observadas com mais dificuldade pelos colaboradores.

Outro motivo para a diminuição no ritmo de atualização é a idade. A Wikipedia tem dez anos — um site relativamente velho para os padrões da internet. Muito do que poderia ser escrito, na verdade já o foi. E pode ser que os artigos sejam considerados tão bons a ponto de não existir demanda para colaborações como antigamente. A edição em inglês da Wikipedia tem 3,69 milhões de verbetes registrados. É, de longe, a maior enciclopédia do mundo. Para os lusófonos ainda existe demanda para novos verbetes, visto que a Wikipedia em português está chegando só agora aos 700 mil artigos cadastrados.

O WikiLove é uma das tentativas de gerar mais conteúdo na Wikipedia. Botões permitirão que os usuários enviem emoticons para os autores do texto, de modo a estimulá-los a continuar com o trabalho de edição, atualização e ampliação da Wikipedia.

Pelo que Jimmy Wales contou em entrevista à Associtated Press, o Brasil deve receber uma estratégia especial. A Wikipedia quer convencer professor universitários para que virem evangelizadores da enciclopédia dentro de sala de aula, requisitando que seus alunos também colaborem. Além do Brasil, essa estratégia é visada para a Alemanha, o Canadá e a Inglaterra.

Os números da Wikipedia: 15 milhões de usuários cadastrados; 90 mil colaboradores ativos; e mil administradores. Só falta você. 😛

Com informações: PNJ, CNET

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo C Torres
Apesar do tempo de vida do artigo, vale ressaltar uma coisa muito importante sobre a política de contas de colaboradores do Wikipédia. O número informado não condiz com a realidade, já que a enciclopédia tem um sistema que não permite exclusão de contas, uma vez criada, está não pode ser excluída, não existe está opção, e mesmo feito o pedido aos administradores desta, os mesmos informam não ser possível a exclusão de contas, você poderá no máximo abandonar a conta, mas ela continuara lá, contabilizando um colaborador que na realidade não existe.
Theuer
Cinco anos depois, é isto que está acontecendo agora. Publique qualquer coisa na Wiki agora seguindo corretamente TODOS os padrões de formato exigidos e com todas as referências possíveis e aguarde cinco minutos... Aparece o aviso de que foi enviada para "Exclusão semirrápida" por qualquer paunaberada ignorante preguiçoso que recebeu o artigo como "novo". É muito mais fácil "ganhar pontos" excluindo que editando/validando. Abraço.
Theuer
Faaaaala Laguna... O que faz/fez por aqui? hehehe Vim parar aqui porque coloquei para pesquisar sobre o número de colaboradores da Wiki. Estou em um arranca-rabo na Wiki sobre o artigo "Brasil Heavy Metal" um documentário que levou dez anos para ser feito, recebeu mais de cem mil Reais em financiamento coletivo, teve pré estréia em cinemas, foi selecionado para o festival In-Edit, teve entrevistas com o diretor na MTV, TV Cultura, etc, etc... e continua sendo excluido da Wiki no momento em que é publicado. O problema da Wikipédia(que eu sempre achei uma das maravilhas da internet) é considerar "colaboração" a exclusão de artigos. É claro que é mais fácil qualquer idiota colaborador sugerir exclusão de um artigo por ignorância que ajudar na sua edição. Abraço.
Caio Furtado
Exatamente, basta só ter as pessoas certas, pois o projeto em si é incrível!
Flavio
A Wikipedia para mim é uma idéia revolucionária. O problema é que precisa de colaboradores, voluntários. O problema é este não há compromisso quando estes não querem.
C. Emanuel Laguna Jr
Eu é que não retornarei à Wikimérsia Lusófona tão cedo: criei um artigo sobre “Bitola mista” e um lusitano filho da praia preferiu apagá-lo a renomeá-lo com o nome específico da terrinha… Dei o troco nele, mas, no final, houve fusão e o nome do artigo resultante tornou-se “Via algaliada”. Sério que algum ferroviário utiliza o termo “Via algaliada” para descrever ferrovia de bitola mista? Se digo que há panelinha na Wiki, essa panelinha é de portugueses que se acham superiores aos tupiniquins só porque chegaram primeiro por lá.
Marcelo
É complicado depender exclusivamente da colaboração espontânea...
ricardo
Certa vez vi um professor "esculhambar" uma dissertação de mestrado só porque havia a Wikipédia em uma das referências. É triste, mas ainda há muito preconceito em relação à Internet no meio acadêmico.
Diones Reis
Nunca deu crédito a Wikipedia, mas na sua época de escola teria sido útil. Mas se você nunca deu crédito, porque seria útil? Realmente contraditório isto.
Guilherme macedo
Falou tudo.... Na minha época de escola ela me salvou, e por isso agradeço muito a Wikipédia. Mas na faculdade o negócio é pesquisar em artigos científicos sérios.
Diego Duarte
Bem, esperamos que realmente haja uma simplificação das ferramentas de edição. Alguem já tentou editar um verbete na wikipedia? É quase uma tarefa herculea, dependeno da diagramação desejada no artigo. Falta um editor mais bem trabalhado e simples de usar, ou um editor WYSIWYG que facilite a edição, pois eu mesmo, ate hoje, nunca consegui decorar as dezenas de tags e macetes para desenhar, ou redesenhar um artigo.
Turdin
Acho que isso daria uma puta competição hein. O perigo é canibalizar os artigos e começarem a postar bobagens só pelo ranking =/
Rafaelverolla
A wikipedia é uma enciclopédia. Enciclopédias , mesmo as tradicionais de papel, tem poucas informaçãos sobre praticamente tudo. Quem quer informação detalhada não vai em enciclópedia, vá atrás de um livro sobre o assunto. E quem quer a informação mais confiável vá atrás de artigos cientificos publicados em revistas especializadas... Nenhuma enciclopédia vai conseguir ser confiável o suficiente para servir de fonte para trabalhos cientificos. Quanto à questão dos universitários, também acho furada. Enciclopédia serve para ensino médio, fundamental e matar a curiosidade...
rafaelverolla
Lógico que é razo, é uma enciclopédia....
_RK_
utilizar o wikipedia como fonte de pesquisa para trabalhos universitários só pode ser piada mesmo. não duvido que role um dinheiro para fazer com que os professores aceitem tal proposta absurda.
Exibir mais comentários