Início » Internet » Google Docs estreia novo visual

Google Docs estreia novo visual

Avatar Por

O Google Docs é o mais novo serviço do gigante de Mountain View a passar por um redesign. A sua interface foi totalmente modificada, dessa vez para ficar em conformidade com o mesmo estilo que chegou primeiro ao Google Agenda (ou Calendar, como preferir) e ao Gmail nas semanas anteriores. Como você pode notar na imagem, os designers do Google+ estão fazendo escola lá no Googleplex, o complexo de escritórios da empresa nos Estados Unidos.

Google Docs de cara nova: visual lembra Google+ | Clique para ver maior

Explicando o redesign, o Google diz que está trabalhando para fornecer uma “experiência de web melhorada e consistente” entre todos os seus produtos. Tendo em vista que o Docs oferece aplicativos web bastante apreciados, como o editor de textos, era de se esperar que, mais cedo ou mais tarde, a mudança chegasse também a este grupo de serviços.

Para testar o novo visual do Docs basta clicar em “Experimente a nova interface”, opção que aparece ao lado da ferramenta de pesquisa integrada à página inicial do serviço. O Google Docs vai recarregar, dessa vez com o visual mais recente ativado.

Menu de opções ao clicar com o botão direito do mouse

Uma das reclamações de quem testa a nova interface de produtos do Google (reclamação minha inclusive) é a altura dos itens, que parece maior do que o necessário. Assim como no Gmail novo, o usuário pode ajustar o Docs para exibir itens com a largura das linhas menor. Vá nas configurações e marque “Use denser view” (usar visualização mais densa, em tradução livre). Dessa forma, dá para ver mais itens na mesma tela.

A mudança por enquanto diz respeito apenas à página inicial do Google Docs. Se você esperar ver a interface renovada dos produtos do Google nos web apps em si, ainda vai ter que esperar um pouco, pois eles continuam com o mesmo visual que a gente já conhece.

O design novo do Google Docs não foi liberado para usuários do Google Apps — modalidade na qual os serviços do Google são usados por grupos corporativos.

Se eu gostei? Bom, não sou designer, então não tenho gabarito para falar do ponto de vista profissional da coisa. Como usuário, continuo estranhando a nova interface adotada nos produtos Google. Penso que continua faltando principalmente mais tons de cor na paleta aprovada pela companhia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre
Eu gostei do novo visual do google docs.
Alefe Souza
Também estou gostando muito da nova interface dos aplicativos do Google, antigamente era muito simples, muito feio, ainda bem que ela começou a se importar mais com a interface e seus aplicativos... Também o produto que eu mais espero uma reformulação é o Google Reader, muito feio ele...
Caio Furtado
Gostei das mudanças, mas também espero mais o Reader do que tudo!
Pierre
ESSA mudança veio pro google apps sim, acabei de testar aqui. Mas estou impressionado como o google tem deixado bugs de javascript nos produtos ultimamente. Tanto o novo layout quanto o "preview panel" que apareceu essa semana não funcionam em diversos navegadores que testei.
@rmarcon
Também estou aguardando o redesign do reader
Turdin
Sim, fizeram mesmo isso, e foi horrível, pelo fato que você não poderia mais logar na sua conta do youtube normalmente estando logado em outro email =/
Gabriel Ziks
Só quando cria/abre/edita um arquivo, o visual continua o mesmo de antes ;)
Glileaks
lindo esse visual , espero que o Yahoo! aprenda com o Google ,que polução visual não funciona ;X
Alexandre
Sim sim, desde abril senao me engano, mas ele nao funciona como uma conta gmail, tem menos recursos. Acho que tem que pagar por serviços adicionais. E, tambem, eu nao vou ficar configurando um monte de recursos sendo que temos 5 contas de email ativas na empresa e o uso atual esta a contento... mas, repito, o gvoice nao apareceu nem na opcaozinha acima do bate-papo...
Ivan Bretas
Agora, um dos serviços pelos quais mais aguardo a renovação visual é o Reader. Esse tá precisado! :) rs
Ivan Bretas
Sim e não. Houve uma mudança recentemente nas contas de Google Apps. Me parece que agora elas são administradas tal qual contas gerais do Google. Ex.: Antes eu não podia logar no www.gmail.com com o meu endereço de domínio próprio. Agora funciona. Ultimamente, todos os serviços ativados no meu domínio funcionam tal qual o pessoal do Gmail. O Docs novo já aparece, inclusive. No Gmail, a habilitação para realizar chamadas já aparece. Até tentei. Mas diz que o Google Voice não está ativado no meu domínio. Mas parece que há como solicitar a ativação no painel de controle. Ainda não loguei no admin pra verificar isso.
Mono
legal, gostei
@marcosoliveira
E já que o assunto é GDocs, tenho que reconhecer que ele melhorou MUITO ultimamente! Já dá pra ser feliz quando for necessário digitar textos simples e até usar recursos de tabelas! Quando liberarem a versão offline pra usar no ChromeOS (ele existe?), o Google vai ganhar muito mais adeptos ao serviço!
@marcosoliveira
Tô curtindo esse novo visual dos serviços Google! Eles realmente fazem a gente esquecer que estamos num site, pois viraram de fato aplicativos web! Só uma observação... Não curti os botões vermelhos. O "azul google" da lupa de busca poderia ser padrão! O vermelhão dá muito destaque! [Deixa eu parar, que tô boiolando o comentário!]
Thássius Veloso
Alexandre, você tem toda a razão. As novidades demoram mais tempo para aparecerem no Google Apps. Algumas nem aparecem, como a opção de vários temas no webmail.
Exibir mais comentários