Início » Ciência » Cadillac vai produzir carros elétricos

Cadillac vai produzir carros elétricos

Avatar Por
8 anos atrás

Até hoje lembrada graças aos carrões que produziu entre os anos 50 e 70, que exibiam desenho exterior exuberante e potentes motores de oito cilindros com apetite ímpar por altas doses de gasolina debaixo do capô, a americaníssima Cadillac, quem diria, anunciou que finalmente dará seus primeiros passos no mundo dos veículos ecológicos.

Programado para chegar às lojas norte-americanas no final de 2013, o futuro Cadillac ELR será baseado no carro-conceito Converj, mostrado em 2009, e terá sua base mecânica inspirada no Volt, produzido pela empresa-mãe Chevrolet.

Cadillac ELR: carrão elétrico

"Na época, o protótipo imediatamente gerou muita excitação (...) a exemplo de outros Cadillacs marcantes do passado, o ELR irá oferecer algo único no presente: propulsão elétrica com desenho elegante e muito luxo", Don Butler, vice-presidente da companhia, em um comunicado oficial.

A exemplo de seu "irmão" o modelo será um plug-in conectado de autonomia estendida. Explica-se: a força motriz do veículo será dada por dois motores elétricos de 111kW, que tirarão sua energia de um conjunto de baterias de 16kW/h instaladas em seu assoalho, que, sozinhas, permitem autonomia de módicos 85 quilômetros, que sobe "para mais de 800 km" graças ao motor 1.4 de 86 cv, movido à gasolina, instalado sob o capô, apenas usado para movimentar um gerador responsável por recarregar as baterias do veículo.

Do outro lado do Atlântico, outra companhia muito ligada ao passado também começa a ir para o lado dos carros ecológicos.

Fundada em 1909, a britânica Morgan é famosa entre os entusiastas por desde 1936 produzir o modelo 4/4, seu único produto, fabricado praticamente sem mudanças até o ano 2000, quando lançaram o Aero 8, modelo que agora foi eleito para ser o primeiro da marca a receber propulsão elétrica.

Morgan E+: clássico e alimentado por baterias

Resultado da união de diversas empresas britânicas de tecnologia, o Morgan E+ deverá fazer sua estreia em 2012 como uma edição limitada, equipado com baterias de íon lítio com 70kW de capacidade. A potência de seus motores e demais especificações técnicas ainda não foram reveladas.

Com informações: Wired, Motor Authority.