Início » Ciência » Cadillac vai produzir carros elétricos

Cadillac vai produzir carros elétricos

Avatar Por

Até hoje lembrada graças aos carrões que produziu entre os anos 50 e 70, que exibiam desenho exterior exuberante e potentes motores de oito cilindros com apetite ímpar por altas doses de gasolina debaixo do capô, a americaníssima Cadillac, quem diria, anunciou que finalmente dará seus primeiros passos no mundo dos veículos ecológicos.

Programado para chegar às lojas norte-americanas no final de 2013, o futuro Cadillac ELR será baseado no carro-conceito Converj, mostrado em 2009, e terá sua base mecânica inspirada no Volt, produzido pela empresa-mãe Chevrolet.

Cadillac ELR: carrão elétrico

“Na época, o protótipo imediatamente gerou muita excitação (…) a exemplo de outros Cadillacs marcantes do passado, o ELR irá oferecer algo único no presente: propulsão elétrica com desenho elegante e muito luxo”, Don Butler, vice-presidente da companhia, em um comunicado oficial.

A exemplo de seu “irmão” o modelo será um plug-in conectado de autonomia estendida. Explica-se: a força motriz do veículo será dada por dois motores elétricos de 111kW, que tirarão sua energia de um conjunto de baterias de 16kW/h instaladas em seu assoalho, que, sozinhas, permitem autonomia de módicos 85 quilômetros, que sobe “para mais de 800 km” graças ao motor 1.4 de 86 cv, movido à gasolina, instalado sob o capô, apenas usado para movimentar um gerador responsável por recarregar as baterias do veículo.

Do outro lado do Atlântico, outra companhia muito ligada ao passado também começa a ir para o lado dos carros ecológicos.

Fundada em 1909, a britânica Morgan é famosa entre os entusiastas por desde 1936 produzir o modelo 4/4, seu único produto, fabricado praticamente sem mudanças até o ano 2000, quando lançaram o Aero 8, modelo que agora foi eleito para ser o primeiro da marca a receber propulsão elétrica.

Morgan E+: clássico e alimentado por baterias

Resultado da união de diversas empresas britânicas de tecnologia, o Morgan E+ deverá fazer sua estreia em 2012 como uma edição limitada, equipado com baterias de íon lítio com 70kW de capacidade. A potência de seus motores e demais especificações técnicas ainda não foram reveladas.

Com informações: Wired, Motor Authority.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
O ambiente inteiro agradece.
Hugo
OS problemas com os carros elétrico continuam. Tempo elevado de recarga (6-8 horas. Quando existe a recarga rápida a vida útil da bateria diminui muito), vida útil pequena (5-6 anos) e baixa autonomia (300-350km). Com relação a velocidade máxima, depende do carro. O Tesla Roadster, por exemplo, tem velocidade limitada em 200km/h (ele atinge essa velocidade).
ricardo
Tecnoblog, corrija aí: Não é 16KW/h (16 Quilowatts por hora), mas sim 16KWh (16 Quilowatts-hora) a medida de capacidade da bateria.
ricardo
Como toda tecnologia nova, chega primeiro para os mais abastados e depois se populariza. Futuramente teremos carros elétricos por toda parte; este é o primeiro passo.
Ramon Melo
Os motores elétricos têm eficiência muito superior aos motores de explosão e a eletricidade é mais fácil de se obter (no Brasil) do que os derivados de petróleo e etanol, por isso que são bem mais econômicos. "Encher o tanque" custava em torno de R$10, o que garante uma autonomia típica de algumas horas. Não sei como está a tecnologia agora, mas havia alguns problemas há alguns anos: recarregar o carro demorava horas (geralmente 6~8 horas) e a velocidade máxima não passava de 80km/h. Off-road, então, nem pensar. É um tipo de carro que está mais para pôneis do que para cavalos.
@brunogdb
Mais um Cadillac, mais um que não vou ter tão cedo, ou nunca terei.
Vinícius
Não vou ter dinheiro pra comprar mesmo :(
Alexandre
Tomara, pois o que se fala de invasao de privacidade e utilizacao de dados pessoais por redes sociais traz um grande desconforto...
@AntonioVeras
Também vi isso, mas eu acho que se refere à página do TB no FB e não ao artigo em particular.
Alexandre
To com medo desse facebook, eu curti sem ao menos ter entrado no artigo. Pessoal do TB, tem mais reporte disso? Sobre os cadilacs eletricos, o meio ambiente agradece pois os cadilacs consomem horrores de gasolina
@AntonioVeras
Quero um carro elétrico now. Pena que no Brasil esse tipo de coisa demore, pois além dos entraves à novas tecnologias, existe aquele velho probleminha das nossas vias.
Gaba
Olha, eu realmente gostaria de ter um carro elétrico... Não sei como funcionam, mas além de não ser nocivo ao meio ambiente (creio eu), eu provavelmente iria gastar muito menos do que gasto com gasolina!!!!!!!!! :D