Início » Jogos » Código-fonte de Doom 3 é liberado como open source

Código-fonte de Doom 3 é liberado como open source

Avatar Por

Anunciado em agosto desse ano, a Id Software liberou o código-fonte do Doom 3 como open source aconteceu agora há pouco, e já pode ser baixado por qualquer um que queira começar a desenvolver seus próprios jogos a partir do jogo original.

O código-fonte do jogo, que usa o engine id Tech 4, agora pode ser acessado, baixado, modificado e distribuido à vontade por qualquer pessoa, desde que a distribuição mantenha a licença original (ou seja, nada de colocar meia dúzia de texturas ali e vender como se o jogo fosse seu e com o código-fonte fechado).

A liberação do código em si demorou bastante porque parte do código responsável pelos efeitos de shading pertencem à Creative. Perguntado no Twitter sobre a complexidade de escrever o trecho de código responsável por esse efeito, John Carmack (criador da Id Software) foi enfático:

Isso só demonstra como patentes são idiotas: o workaround adicionou apenas quatro linhas de código e mudou duas.

O código-fonte está disponível no Github,  e não traz imagens, efeitos sonoros, músicas e outros detalhes que ainda estão presos a questões autorais. Apenas o código necessário para criar um jogo. Para muitos, deve ser mais do que o suficiente. 🙂

Com informações: OMG! Ubuntu

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Mossmann
Acredito que não faça muito sentido o Tux no fundo da logo do Doom 3, afinal, não está sendo lançada uma versão para Linux, mas sim apenas liberado o código fonte do jogo. Logo, a logo que deveria estar no fundo, seria de open source, não o Tux.

Anyway, espero que com a liberação do fonte, consigam passar a desenvolver jogos com, no mínimo, uma aparência melhor para o Linux.
Smess
Em breve jogo de zumbi com o código de Doom 3.
@daniellpita
Gnu?
Rafael
Tinha que ser a imagem do boi.
bawlaw
finalmente daqui a pouco aqueles jogos com estilo quake-II vao desaparecer do linux :D
Marcelo
da hora =) ainda bem que é em c++ não em c =p
Scott
Quando a Id Software liberou a id Tech 3 (base do Quake 3), criaram o ioquake3, que hoje já é usado por vários jogos para Linux.

Agora com essa liberação, já criaram o http://www.iodoom3.org/ pra começar uma engine melhor. :) Espero que criem um jogo também com a mesma qualidade que o Doom 3, já vai ser um grande avanço.
@TioPhio
Uia, eu sempre acharei a engine do Doom 3 muito boa. Seria ótimo se aparecesse alguns jogos criados com ela. =D
@Cobalto
Isso já acontece com os outros dooms.
Rodrigo Vitrio
Compila no netBeans ? xD
@iltonalberto
Dão quantos dias até "riparem" todas as texturas, sons e outros originais e publicarem um Doom 3 OpenSource?
Yangm
Nunca joguei o Doom 3, mas se a engine for tão boa quanto a source, vai ser de grande valia.