Início » Games » Código-fonte de Doom 3 é liberado como open source

Código-fonte de Doom 3 é liberado como open source

Por
6 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Anunciado em agosto desse ano, a Id Software liberou o código-fonte do Doom 3 como open source aconteceu agora há pouco, e já pode ser baixado por qualquer um que queira começar a desenvolver seus próprios jogos a partir do jogo original.

O código-fonte do jogo, que usa o engine id Tech 4, agora pode ser acessado, baixado, modificado e distribuido à vontade por qualquer pessoa, desde que a distribuição mantenha a licença original (ou seja, nada de colocar meia dúzia de texturas ali e vender como se o jogo fosse seu e com o código-fonte fechado).

A liberação do código em si demorou bastante porque parte do código responsável pelos efeitos de shading pertencem à Creative. Perguntado no Twitter sobre a complexidade de escrever o trecho de código responsável por esse efeito, John Carmack (criador da Id Software) foi enfático:

Isso só demonstra como patentes são idiotas: o workaround adicionou apenas quatro linhas de código e mudou duas.

O código-fonte está disponível no Github,  e não traz imagens, efeitos sonoros, músicas e outros detalhes que ainda estão presos a questões autorais. Apenas o código necessário para criar um jogo. Para muitos, deve ser mais do que o suficiente. 🙂

Com informações: OMG! Ubuntu

Mais sobre: , ,