O departamento de pesquisa da Microsoft, junto com a faculdade de tecnologia da Universidade de Washington, nos EUA, desenvolveu um sistema que usa apenas o microfone e as caixas de som dos computadores para reconhecer os movimentos do usuário. De acordo com seus criadores, a invenção usa o mesmo princípio dos sonares dos submarinos para oferecer um efeito semelhante ao do sofisticado (e caro) Kinect.

Batizada de SoundWave, a invenção utiliza o efeito Doppler (distorção das ondas de som provocadas por alterações da distância de objetos em relação a seu emissor) para detectar os movimentos e gestos feitos próximos ao computador. Na criação, as caixas de som emitem ondas na frequência de 18 a 22 KHz, que não podem ser detectadas pelo ouvido humano, enquanto o microfone fica responsável por captar as alterações sonoras provocadas pelo movimento das mãos. Então todos os dados são analisados por um software capaz de converter as informações em movimentos na tela.

Tecnologia de reconhecimento de movimentos dispensa câmeras.

Ao dispensar câmeras, sensores e outros equipamentos complicados, o SoundWave é menos preciso que “rivais” como Kinect, Playstation Move ou Wii Motion, mas sua vantagem é clara: com a tecnologia, potencialmente qualquer computador pode ter um sistema de reconhecimento de movimentos usando equipamentos extremamente baratos que podem ser encontrados em qualquer lugar.

(Vídeo do YouTube)

Aos interessados, a novidade ainda está em desenvolvimento e ainda não tem uma data para chegar ao mercado.

Com informações: ExtremeTech e Microsoft Research.

Relacionados

Escrito por

João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Temas populares