Windows 8 abandona transparências do Aero

Interface clássica não terá mais transparências, reflexos e outros efeitos.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Você nunca achou estranho o fato da interface imersiva do Windows 8 utilizar cores sólidas e formas mais quadradas enquanto a interface tradicional continuava com as transparências e reflexos do Aero? Pois bem, isso deve mudar até a versão final. A Microsoft confirmou a informação de que o próximo Windows abandonará os efeitos visuais introduzidos no Windows Vista.

No blog oficial de desenvolvimento do Windows 8, Jensen Harris, um dos responsáveis pela experiência de usuário do Windows, mostrou todas as interfaces criadas pela Microsoft, desde o Windows 1.0, quando o sistema operacional começava a suportar mouses e tinha um esquema de cores de gosto duvidoso (parecia feito algo sob medida para o McDonald’s).

Há mais de dez anos, o Windows XP finalmente abandonava as bordas muito quadradas e cinco anos depois o Windows Vista começava a incluir as famosas transparências, que causaram o maior problema com as placas de vídeo da época. Esse trabalho deverá ser praticamente eliminado no Windows 8, que também incluirá ícones novos. Olha um imagem do Windows Explorer aí:

Windows 8, agora sem Aero.

Ok, a integração com a interface Metro não ficou uma maravilha, mas pelo menos a interface Ribbon, adotada desde o Microsoft Office 2007, ficou menos destoante do resto do conjunto. E se você não gostou muito do visual (como eu), lembre-se que a versão final deverá estar pronta no último trimestre no ano, então até lá poderemos ter novidades que deixarão a interface mais agradável.

O visual é apenas uma parte do trabalho feito para melhorar a experiência do Windows 8. A Microsoft também pretende desenvolver um sistema que melhore a autonomia da bateria dos notebooks, seja rápido e fluido, tenha aplicativos poderosos e mantenha uma experiência unificada entre diversos PCs, incluindo tablets e ultrabooks híbridos.

Piada do Rafa: “o Aero foi pelos ares”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados