Windows Phone se integra melhor com o chat do Facebook

Rede social tem bate-papo nativo nos celulares com sistema da Microsoft.

Thássius Veloso
Por

Cá estou para mais uma conversa neste Abrindo Janelas, nosso canal para contar experiências de uso do Windows Phone. Um dos recursos mais bacanas dessa plataforma da Microsoft é a integração com diversas redes sociais — tem LinkedIn, Twitter e Facebook. Eu já falei sobre esse assunto em outro artigo, mas faltou comentar com mais profundidade sobre o gerenciamento de mensagens do Windows Phone e a integração com o Facebook.

Falo desse recurso tendo como referência o Windows Phone 7.10 build 8773, mais conhecido como Tango, que está presente em alguns aparelhos depois que a Microsoft liberou a atualização. Creio que o funcionamento das mensagens será similar no Windows Phone 8 (não lembro de ter visto a MS desmentir a manutenção do recurso).

Windows Phone - Ajustes de emails e contas em redes sociais

Ajustes de emails e contas em várias redes sociais

Voltando ao Tango, o primeiro passo para habilitar a troca de mensagens com Facebook é indo nas configurações do aparelho e adicionando o seu perfil na rede do Mark Zuckerberg por lá. Em seguida leva um tempo para sincronizar todas as informações. Possivelmente a rede Live (da MS) vai pedir autorização para acessar seus dados na rede social. A partir daí é só alegria para quem tem Windows Phone.

O Windows Phone tem um sistema inteligente que reconhece os nomes dos seus contatos (os meus vêm do Google/Gmail) e verifica se eles estão também no Facebook. Em caso positivo, fazem a associação, carregam o email de Facebook (o problemático @facebook.com que causou tanta polêmica na semana passada) e ainda permitem exibir o avatar na rede social. Também é aí que o Windows Phone habilita o bate-papo com quem estiver online na rede do Facebook.

Vá ao aplicativo de mensagens e você perceberá que ali tem o recurso para “definir status do chat”. Qualquer coisa diferente de “offline” interliga o seu smartphone com o Facebook, dependendo do status, permite que seus amigos te vejam no chat integrado. Eles podem te chamar a qualquer momento para bater papo numa interface agradável.

Qual é a vantagem de usar o Mensagens do Windows Phone? Você não precisa de um aplicativo específico para esse fim, como tem o Facebook Messenger para a plataforma Android do Google. Faz parte do sistema que a Microsoft construiu. Palmas a Steve Ballmer por esta bela sacada. Claro que a MS tinha mais condições do que qualquer outra empresa para chegar nesse acordo, uma vez que já investiu no Facebook e tem o Bing como buscador oficial da rede social, entre outras colaborações entre as duas companhias no sentido de tornar a web mais social (só que usando a identidade do Facebook para este fim; mais ou menos o que o Google vem tentando com o Google+).

Chat via Facebook no Windows Phone (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Chat via Facebook no Windows Phone. Houve um pequeno errinho, nada catastrófico

Proprietários do Windows Phone evitam a fadiga porque o sistema inteligente faz com que o celularautomaticamente verifique se o contato está online no chat do Facebook ou se o único jeito de mandar mensagem para ele ou ela é por meio de SMS. Proporciona economia na conta de telefone porque o aparelho faz o redirecionamento automático: Facebook Messenger ou SMS. E ainda agrupa todas as mensagens no mesmo histórico. A propaganda da Microsoft diz que você pode começar um bate-papo no Facebook, migrar para o SMS quando a outra pessoa ficar offline na rede social e depois voltar para o FB sem sequer reparar que foi necessário mudar de uma forma de envio de mensagens para a outra.

Tenho somente uma bronca com relação a este recurso, mas ela (creio) se direciona muito mais ao Facebook do que à Microsoft, verdadeira desenvolvedora do Windows Phone. Uma vez que você fica online na rede social, parece que ela força com que todos os dispositivos conectados ao seu perfil fiquem também online. Eu não tenho uma posição oficial sobre este comportamento nem pude verificá-lo com uma amostragem científica considerável para criticar. Digo, então, o que aconteceu comigo: achava que o smartphone estava desconectado do Facebook quando de repente aparecia uma mensagem vinda de lá. E, convenhamos, não é a todo momento que você quer estar livre para papear no Face. Fora esse pequeno detalhe que talvez não incomode outros usuários, devo dizer que o sistema de mensagens do WinPhone não deixa a desejar em aspecto algum. Ponto para a Microsoft e para o parceiro Facebook.

Este artigo faz parte do especial “Abrindo Janelas”. Contamos aqui nossa experiência ao usar a plataforma da Microsoft para celulares. Entenda o projeto e leia todos os artigos.