Mountain Lion está quase pronto; saiba se vai rodar no seu Mac
Apple libera versão prévia GM no canal para desenvolvedores.
Desenvolvedores podem correr agora mesmo para a central de downloads da Apple e baixar a mais recente build do próximo sistema OS X, comercialmente chamado de Mountain Lion — nome muito mais agradável para o sucessor do Lion. A Apple promete mais de duzentos recursos novos no sistema. A companhia também já informou quais modelos de Macs serão compatíveis com o Leão das Montanhas.
A build 12A269 tem tudo para ser a versão final do Mountain Lion caso nenhum problema grave seja identificado. A Apple chama o software de Golden Master (ou GM) junto a seus desenvolvedores. Seria mais ou menos o equivalente ao Release Candidate que a Microsoft costumava usar para divulgar versões do Windows anteriores à versão final, porém bastante próximas.
De acordo com o site Gizmodo, você deve ter computador da Apple na geração listada abaixo ou mais recente para que o update funcione.
- iMac (Mid 2007);
- MacBook (Late 2008 Aluminum ou Early 2009);
- MacBook Pro (Mid/Late 2007);
- MacBook Air (Late 2008);
- Mac Mini (Early 2009);
- Mac Pro (Early 2008);
- Xserve (Early 2009).
Como você pode ver, equipamentos bastante antigos vão funcionar com o Mountain Lion. A exceção fica por conta do Mac Mini, um produto com hardware mais limitado cuja compatibilidade fica em somente três anos. No entanto, queria saber se o Mountain Lion roda bem nestes Macs mais antigos da lista fornecida pela Apple. Eu tenho um MacBook (ainda branco) comprado em meados de 2007 que, em tese, funciona com o Lion (versão atual do sistema). A experiência, porém, foi pavorosa mesmo com 4 GB de memória RAM. Depois de poucas semanas de uso voltei para o Snow Leopard e permaneço nele muito bem.
Contatos VIPs, Safari sem rastreamento da identidade do internauta, central de notificações na barra lateral, proteção de tela com fotos do Photo Stream e leitura offline de sites são alguns dos recursos presentes no Mountain Lion. Também é nessa versão do sistema que a Apple deixa o Gatekeeper habilitado por padrão. O sistema de segurança bloqueia por padrão a instalação de aplicativos a menos que eles sejam fornecidos por meio da Mac App Store ou desenvolvedores cadastrados pela Apple. A companhia diz que é para a segurança do usuário. De quebra, garante para si 30% de todas as transações em compra de aplicativos dentro da loja virtual própria (a única que funciona no Mountain Lion).
Atualizado às 15h07.