Findos os Jogos Olímpicos (de pura tecnologia, como disse), hora de fazer o balanço final. Deixo a questão da participação brasileira nessa olimpíada para quem tem embasamento e pode falar com mais propriedade do assunto. Em termos de audiência e participação é outra história: dá para afirmar que foram os Jogos mais bem sucedidos da História. A rede britânica BBC revelou que bateu recorde de audiência dos eventos esportivos e o Twitter confirmou que um certa atleta recebeu todas as atenções no microblog.

A BBC diz que o site de esportes da emissora entregou 2,8 petabytes de dados no dia de maior audiência. Dá 2.936.012,8 gigabytes num período de 24 horas, o que poderia afugentar muitos fornecedores de estrutura para CDN (entrega de conteúdo). As finais de tênis foram o evento mais assistido, em 05/08, com mais de 820 mil requisições para assistir à transmissão. O COI permite que a BBC transmita o conteúdo dos Jogos somente para internautas que fazem o acesso em território britânico.

Bradley Wiggins, no ciclismo, conseguiu a medalha de ouro e, de quebra, garantiu outro recorde de velocidade: transmissão de dads à taxa de 700 Gb/s nos servidores que atendem o segmento de esportes da BBC.

Tentamos contato com o portal Terra, que transmitiu os Jogos Olímpicos para Brasil e América Latina, mas a companhia não nos respondeu.

Os números do Twitter mostram o jamaicano Usain Bolt, homem mais rápido do mundo, como o atleta mais comentado durante as competições. Bolt esteve 80 mil tweets por minuto na corrida de 200 metros em que obteve medalha de ouro e em 74 mil tweets por minuto durante a corrida de 100 metros. Tom Daley e Michael Phelps também aparecem entre os mais falados no serviço.

Usain Bolt lançando trovões invisíveis
Usain Bolt

No entanto, foram as Spice Girls que chamaram a atenção de usuários do Twitter. O grupo inglês fez uma aparição na cerimônia de encerramento dos Jogos. Resultado: 116 mil tweets por minuto sobre a apresentação.

Paixão nacional, o futebol recebeu mais comentários dentre todas as modalidades que participam da olimpíada. De acordo com o Twitter, foram 15 milhões de tweets acerca do esporte nos Jogos. Não me pergunte quantos eram xingando a seleção brasileira por ter novamente perdido a chance de trazer um ouro inédito para casa.

Com informações: BBC, Twitter e The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados