Arquivo Internet

Artigos pagos na Wikipedia são alvo de polêmica

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O site inglês The Register noticiou sexta-feira passada (12) que Wikipedia teve alguns artigos editados por que um dos seus editores foi pago para isso. Segundo o artigo, um editor da enciclopédia livre publicou no resumo do seu perfil no site Enlance.com (espécie de classificados para empregos e freelas na internet) que “além de conhecer escrita técnica, também sou um administrador da Wikipédia com vários artigos de destaque em meu nome”.

Clique para ampliar

Captura de tela dos

Depois da descoberta, o usuário, identificado apenas como Nicholas_A, mudou a descrição para algo menos glamouroso contendo só suas qualidades como escritor técnico. Mas, ainda assim, é possível ver no seu perfil no Enlance.com quantas vezes ele editou um artigo e qual a quantia que recebeu pelo trabalho.

Dentre os mais recentes, está a criação de uma página para o CEO da ActionCOACH, Brad Sugars, e outra para o site Stereofame.com. A primeira alteração pode ser vista no histórico do artigo na Wikipedia (nesse link) e o segundo está rascunhado no perfil do usuário (nesse link).

A polêmica mais forte, no entanto, gira em torno de uma discussão gerada quando alguns usuários discordaram de Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia. Ele declarou que “irá bloquear qualquer caso [de artigos pagos] que lhe forem mostrados”, mas alguns editores não percebem o conflito de interesses que existe em receber dinheiro para criar ou editar uma página.

Se algum deles estiver lendo isso, quanto custa criar uma página minha? [Slashdot]

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque