Via anuncia menor PC do mundo com processador quad-core

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A Via anunciou o Artigo A1250, um produto que a empresa afirma ser o menor computador do mundo com processador quad-core de arquitetura x86. Bem compacto, com apenas 17,7 cm de largura, 12,5 cm de profundidade e 3 cm de altura, ele foi desenvolvido principalmente para funcionar como um servidor doméstico.

O Artigo A1250 possui em seu interior um processador quad-core E-Series de 1 GHz fabricado pela própria Via. A empresa já havia desenvolvido outros processadores para desktops, como o C3 e o Nano, mas nunca conseguiu chegar perto das gigantes AMD e Intel. Mas o E-Series parece ser bem atrativo: suporta reprodução de vídeos 1080p em 3D, gerencia até 8 GB de RAM DDR3 de 1.333 MHz. O conjunto inteiro consome no máximo 30W.

O simpático PC possui conexões de sobra. Na frente, são duas USB 2.0, uma saída de áudio, uma entrada para microfone e um auxiliar. Na traseira, ele vem com duas portas USB 3.0, saída de vídeo HDMI e VGA e uma conexão Gigabit Ethernet, além do conector para a antena Wi-Fi. E ainda há uma porta SATA no interior para conectar um HD ou SSD de 2,5″.

Se você está pensando em montar um servidor para guardar seus backups ou fazer streaming de conteúdo multimídia, o Artigo A1250 é uma opção a se considerar — segundo a Via, ele também pode ser usado em gerenciamento de hotéis, automação doméstica e em aplicativos de segurança. O PC possui o “tamanho de um livro de bolso” e suporta os sistemas Windows 7, Windows XP, Windows XP Embedded Standard 2009, Windows Embedded Standard 7 e Linux.

A assessoria da Via no Brasil não revelou quando o produto estará disponível nas lojas nacionais. Em outros países, a previsão é que o Artigo A1250 seja lançado em um mês, ainda sem preço definido.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados