Apple voltará a produzir iTrecos nos Estados Unidos, promete Tim Cook

Executivo cogita investir 100 milhões de dólares em solo americano

João Brunelli Moreno
Por
• Atualizado há 4 dias

Na primeira entrevista que deu para uma rede de TV desde que assumiu definitivamente o comando da Apple, em outubro de 2011, o CEO Tim Cook afirmou que a empresa da maçã deverá voltar a produzir “alguns” computadores em solo norte-americano em 2013. A fala aconteceu na noite da quarta-feira (5) durante uma entrevista à rede NBC, em que disse que sua empresa tem planos de “fazer mais e mais” nos EUA.

“Há anos que nós trabalhamos para voltar a produzir nos EUA”, comentou o executivo à emissora. Nos anos 1980 a Apple chegou a ter uma grande planta industrial em solo norte-americano, mas desde o final da década de 1990 migrou toda sua produção de computadores para solo asiático.

Tim Cook, CEO (imagem: divulgação / Apple)
Tim Cook, CEO

Nos últimos anos a produção da empresa na China tem sido motivo de diversas críticas por conta das condições precárias de trabalho, uso de mão de obra infantil e nos falados suicídios de trabalhadores da planta da Foxconn instalada na cidade de Shengzen.

“Não acredito que temos responsabilidade em criar certos tipos de trabalho”, disse Cook na entrevista. “Mas temos a responsabilidade de criar empregos”, completou. Ainda falando para a NBC, o chefão lembrou que os principais componentes-chave de seus produtos já são montados nos EUA: “O coração do iPhone é feito nos EUA. Mas então esses corações são exportados para serem montados. Por exemplo, o vidro do iPhone é de Kentucky”, explicou.

Nesta quinta-feira (6) falando com a Bloomberg, comentou que sua empresa está pronta para investir “mais de US$ 100 milhões” em uma nova fábrica para montar seus aparelhos nos EUA. De acordo com as previsões do executivo, a nova fabrica deverá gerar 600 mil empregos indiretos no país.

As primeiras evidências de que a Apple poderia ter planos de trazer sua produção de volta para os EUA vieram a tona no começo da semana, quando o pessoal do iFixit notou que havia a inscrição “fabricado nos EUA” na traseira no novo iMac.

Com informações: CNN e BBC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados