Snapdragon 400 e 200 são os processadores da Qualcomm para smartphones mais baratos

Processador quad-core de até 1,4 GHz equipará aparelhos de entrada

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Na CES 2013, a Qualcomm apresentou dois novos processadores para dispositivos móveis de alto desempenho. Mas como nem todo mundo quer gastar muito dinheiro num celular, a empresa não podia deixar de lançar processadores mais acessíveis. E aqui estão eles: o Snapdragon 400 e o Snapdragon 200 devem aparecer nos smartphones mais acessíveis do mercado ainda este ano.

Snapdragon 400

O Snapdragon 400 deve equipar os próximos smartphones básicos-mas-nem-tanto do mercado. Ele estará disponível em duas configurações: uma com dois núcleos Krait de até 1,7 GHz, que estará dentro de aparelhos intermediários, e a outra com quatro núcleos Cortex-A7 de até 1,4 GHz para dispositivos mais acessíveis, aqueles que normalmente são lançados por preços de R$ 600 a R$ 1 mil.

Apesar de não suportar LTE, a Qualcomm diz que o Snapdragon 400 tem conectividade com todas as tecnologias “que importam” no mundo, incluindo o HSPA+, e tem capacidade para gerenciar dois SIM cards simultaneamente. A GPU é a Adreno 305, que já equipou alguns processadores intermediários da própria Qualcomm no passado, como o Snapdragon S4 Plus, usado no BlackBerry Z10.

Smartphones com o Snapdragon 400 terão câmeras com sensores de até 13,5 megapixels, captura e reprodução de vídeo até 1080p, memórias LPDDR2 ou LPDDR3 e suporte ao Miracast, um padrão aberto que funciona como o AirPlay.

qualcomm-snapdragon

Snapdragon 200

Os novos smartphones de baixo custo poderão trazer o Snapdragon 200, o processador mais simples da nova família da Qualcomm. O chip terá quatro núcleos de até 1,4 GHz, o que deve ficar bonito nas fichas de especificações técnicas. Só que esses núcleos são Cortex-A5, que consomem menos energia e gastam menos bateria, mas oferecem menos performance em comparação com os núcleos Krait do Snapdragon 400.

Esses aparelhos serão capazes de reproduzir vídeos com resolução de até 720p e terão câmeras de até 8 megapixels. Para suprir a demanda dos mercados emergentes, o Snapdragon 200 também suporta dois SIM cards.

Tanto o Snapdragon 400 quanto o Snapdragon 200 serão testados pelos fabricantes de smartphones e estarão dentro de vários aparelhos que chegarão às lojas até dezembro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados