Snapdragon 400 e 200 são os processadores da Qualcomm para smartphones mais baratos
Processador quad-core de até 1,4 GHz equipará aparelhos de entrada
Processador quad-core de até 1,4 GHz equipará aparelhos de entrada
Na CES 2013, a Qualcomm apresentou dois novos processadores para dispositivos móveis de alto desempenho. Mas como nem todo mundo quer gastar muito dinheiro num celular, a empresa não podia deixar de lançar processadores mais acessíveis. E aqui estão eles: o Snapdragon 400 e o Snapdragon 200 devem aparecer nos smartphones mais acessíveis do mercado ainda este ano.
O Snapdragon 400 deve equipar os próximos smartphones básicos-mas-nem-tanto do mercado. Ele estará disponível em duas configurações: uma com dois núcleos Krait de até 1,7 GHz, que estará dentro de aparelhos intermediários, e a outra com quatro núcleos Cortex-A7 de até 1,4 GHz para dispositivos mais acessíveis, aqueles que normalmente são lançados por preços de R$ 600 a R$ 1 mil.
Apesar de não suportar LTE, a Qualcomm diz que o Snapdragon 400 tem conectividade com todas as tecnologias “que importam” no mundo, incluindo o HSPA+, e tem capacidade para gerenciar dois SIM cards simultaneamente. A GPU é a Adreno 305, que já equipou alguns processadores intermediários da própria Qualcomm no passado, como o Snapdragon S4 Plus, usado no BlackBerry Z10.
Smartphones com o Snapdragon 400 terão câmeras com sensores de até 13,5 megapixels, captura e reprodução de vídeo até 1080p, memórias LPDDR2 ou LPDDR3 e suporte ao Miracast, um padrão aberto que funciona como o AirPlay.
Os novos smartphones de baixo custo poderão trazer o Snapdragon 200, o processador mais simples da nova família da Qualcomm. O chip terá quatro núcleos de até 1,4 GHz, o que deve ficar bonito nas fichas de especificações técnicas. Só que esses núcleos são Cortex-A5, que consomem menos energia e gastam menos bateria, mas oferecem menos performance em comparação com os núcleos Krait do Snapdragon 400.
Esses aparelhos serão capazes de reproduzir vídeos com resolução de até 720p e terão câmeras de até 8 megapixels. Para suprir a demanda dos mercados emergentes, o Snapdragon 200 também suporta dois SIM cards.
Tanto o Snapdragon 400 quanto o Snapdragon 200 serão testados pelos fabricantes de smartphones e estarão dentro de vários aparelhos que chegarão às lojas até dezembro.