Microsoft promete 18 meses de atualizações para as atuais versões do Windows Phone

Joel Nascimento Jr
Por
• Atualizado há 1 semana

Em sua página de suporte, a Microsoft informou que as duas versões do Windows Phone atualmente em desenvolvimento terão 18 meses de suporte. A versão 7.8 será suportada até setembro de 2014, enquanto o Windows Phone 8 perde seu suporte um pouco antes, em julho. A notícia consegue a proeza de trazer mais dúvidas do que respostas, e o fantasma do abandono precoce volta a assombrar os proprietários de Windows Phone.

No curto comunicado, não fica claro se haverá atualização dos aparelhos atuais com Windows Phone 8 para uma versão maior, seja um 8.x, ou um Windows Phone 9 (ou Windows Blue). O comprometimento é de apenas atualizações para o sistema operacional e de segurança por um período de 18 meses (contando desde dezembro de 2012). A Microsoft também tirou o dela da reta quanto a distribuição das atualizações, deixando essa parte por conta dos fabricantes e operadoras.

nokia-lumia-620-frente

No caso do Windows Phone 7.8, a situação é mais fúnebre. Se a versão foi uma espécie de “prêmio de consolação” para todos que compraram aparelhos Windows Phone 7 e não puderam ganhar a atualização para o 8, fica definido que depois de setembro de 2014 todos os aparelhos desta versão estarão rodando um sistema operacional abandonado.

A falta de informações complementares é, no mínimo, aflitiva para os atuais proprietários de Windows Phone. Enquanto iPhones e alguns Androids têm o privilégio de receber novas versões de seus sistemas operacionais, os que compraram Windows Phone 7 se viram colocados de fora da festa quando foi anunciada a versão 8. Para quem está com planos de comprar um Windows Phone 8, recomendo estar consciente que seu caro aparelho pode não ganhar muitas novidades num futuro próximo.

Justo agora, que eu estava pensando num Lumia 920.

Com informações: The Verge

Atualização às 15h55: Vale ressaltar que em momento algum o post afirma que a Microsoft está abandonando o Windows Phone 8. Porém, não há nenhuma nota oficial de que haverá, ainda, uma grande atualização garantindo o legado. Claro, caso surja um Windows Phone 8.x, ou 9, o suporte se renovará, no prazo que a Microsoft estabelecer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados