FIFA escolhe GoalControl-4D para monitorar gols na Copa das Confederações

Sistema conta com 14 câmeras monitorando os dois gols.

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

A FIFA, instituição responsável por organizar os variados torneios de futebol no mundo, anunciou ontem sua escolha de empresa que vai monitorar gols na Copa das Confederações. Chamado GoalControl-4D, a tecnologia é de uma empresa alemã do mesmo nome e foi escolhida, segundo a FIFA, pela capacidade que ele tem de se adaptar ao sempre inconstante clima brasileiro. Ao todo, quatro companhias disputavam a atenção da FIFA.

GoalControl-4D: câmeras de olho na bola, o tempo todo.
GoalControl-4D: câmeras de olho na bola, o tempo todo.

O sistema é composto de 14 câmeras ao todo (7 para cada gol) que monitoram a bola o tempo inteiro, além de um relógio inteligente que fica no pulso do juiz da partida. Assim que a bola ultrapassa a linha do gol, um sinal criptografado é enviado para o relógio do juiz e um aviso é mostrado. Segundo o site da empresa, o GoalControl-4D usa câmeras de alta velocidade e foi especialmente projetado para funcionar com qualquer bola, qualquer gol e qualquer gramado.

Veja o sistema em funcionamento no vídeo abaixo

(Vídeo no YouTube)

O sistema será implementado em todos os estádios em que a Copa das Confederações acontecem. Isso inclui as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. O sistema também será usado na Copa do Mundo, em 2014, então até o ano que vem ele deverá ser instalado nos demais estádios.

A competição está agendada para começar no dia 15 de junho, com uma partida entre Brasil e Japão no Estádio Nacional, em Brasília. Antes disso, um evento teste fechado para o público será realizado no Maracanã, no dia 27 de abril.

Com informações: BBC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados