Brasileiros passam 84 minutos por dia usando smartphone

Penetração de smartphones no Brasil dobrou no ano passado.
18% acessam a internet móvel no banheiro.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O Ibope divulgou nesta semana duas pesquisas sobre os hábitos dos usuários de celulares no Brasil. De 2011 para 2012, a penetração de smartphones dobrou de 9% para 18% – é um belo avanço, mas ainda estamos longe da média global, que é de 48%. A instituição também descobriu em que situações os brasileiros acessam a internet pelo celular: 18% afirmam usá-lo no banheiro.

O Conecta, plataforma web do Ibope, diz que os brasileiros passam 84 minutos por dia usando seus smartphones, dez minutos a mais que a média mundial. A porcentagem de pessoas com smartphones, de 18%, ainda é pequena, mas aumenta bastante quando consideramos apenas os internautas: nesse caso, a penetração sobe para 44%.

Outros dispositivos ainda possuem baixa participação: 5% dos brasileiros têm tablets e apenas 1% possuem e-readers. A média global é, respectivamente, de 26% e 12%. Mas, apesar de termos poucos eletrônicos nas mãos da população, os que possuem aproveitam bem seus aparelhos, com médias diárias de uso de 59 minutos (celular), 79 minutos (tablet) e 63 minutos (e-reader). Na média mundial, os tempos diminuem para 42 minutos, 71 minutos e 54 minutos, respectivamente.

A Mobile Report, uma pesquisa mensal do Ibope, coletou alguns dados sobre o perfil de quem usa smartphones. Em fevereiro, 78,8% usaram o aparelho para usar redes sociais ou comunicadores, seguido por email (75,9%), notícias (57,9%), músicas (47,4%) e entretenimento (43,8%).

Como esperado, a maioria (60%) diz que acessa a internet pelo celular no meio do trânsito ou em filas, mas há outras opções bem interessantes: antes de dormir (45%), assim que acorda (29%), enquanto assiste TV (23%) e… no banheiro (18%).

Eu pensaria duas vezes antes de pedir um smartphone emprestado da próxima vez.

Receba mais sobre Ibope na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados