Nintendo tem prejuízo pelo segundo ano consecutivo por causa do Wii U

3DS também vendeu menos que o esperado

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 hora

O Wii U segue dando dor de cabeça para a Nintendo. 2012 terminou com o total de vendas do console bem menor do que era esperado. E, no primeiro semestre de 2013, não foi vendido nem perto do suficiente para completar 5,5 milhões de unidades.

Esse era o tanto de vendas que a Nintendo esperava atingir até o fim do ano fiscal, que foi em 31 de março. Mas a estimativa já havia diminuído para 4 milhões. E o total de vendas, que foi de 3,45 milhões, ficou longe até dessa outra quantidade.

O resultado foi um prejuízo de 36,4 bilhões de ienes (366 milhões de dólares) para a empresa. Apesar disso, o lucro líquido foi de 7 bilhões de ienes graças à queda da moeda. O 3DS também contribuiu para esses valores: mesmo sendo o console mais vendido no Japão, o total ficou aquém dos 15 milhões esperados e estacionou em 13,95 milhões de vendas.

É o segundo ano consecutivo em que a Nintendo fecha no vermelho: em 2012, foram 43,2 bilhões de ienes. A aposta era de que o Wii U impedisse que 2012 terminasse com prejuízo.

wiiu

A culpa das vendas baixas do console, segundo a Nintendo, é do atraso no lançamento dos principais títulos esperados para o Wii U, o que causou desinteresse por ele. Como as vendas de software (ou seja, jogos) chegaram a 13,42 milhões, entende-se que cada jogador tem menos de 4 jogos.

Para tentar reanimar um console que não morreu nem teve todo o seu potencial explorado e fechar o ano fiscal de 2013 com resultados melhores, a Nintendo tem uma carta na manga. É a de sempre: relançar jogos com personagens clássicos para o Wii U.

Não é novidade para ninguém que a Nintendo raramente se arrisca demais em games. O diretor de marketing de produto, Bill Trinen, disse ao GameSpot que a empresa faz isso porque é melhor concentrar esforços em desenvolver uma nova jogabilidade do que criar novos personagens. Além disso, o jogador já está familiarizado com Mario, Luigi, Link e tantos outros há muito tempo e, assim, o jogo se torna interessante para mais pessoas.

É uma estratégia que costuma dar certo, e as apostas da Nintendo são altas: ela espera fechar esse ano fiscal com lucro líquido de 55 bilhões de ienes. Mas será suficiente para salvar o Wii U, ainda mais no mesmo ano de lançamento do PlayStation 4 e do novo Xbox?

Com informações: Engadget, The Verge, GamesRadar

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados