Rdio devolve músicas e ainda ressarce os assinantes
App teve problemas com a atualização para o Android 4.3
App teve problemas com a atualização para o Android 4.3
O Rdio não teve um início de semana fácil. Conforme eu relatei por aqui, nos últimos dias o serviço simplesmente parou de funcionar na mais recente atualização do Android para a versão Jelly Bean (4.3). Depois de alguns dias sem acesso às canções, finalmente está tudo de volta ao normal. Ufa.
Tudo bem que o Rdio não explicou exatamente qual foi a zica, mas fica a impressão de que não se preparam para a chegada de uma atualização no Android… apenas a plataforma para celulares/smartphones mais utilizada no mundo. Agora está tudo de volta ao normal. Vá à loja Google Play para baixar o app Rdio na versão 2.6.5. Caso não funcione mesmo assim, pode ser que o update ainda não tenha aparecido para você. Neste caso, recomendo que você baixe o .apk diretamente neste link para instalar no seu aparelho.
Embora tenhamos corrido atrás da assessoria do Rdio para se pronunciarem a respeito do assunto, nenhuma resposta chegou até o momento.
De qualquer forma, alguns leitores levantaram a seguinte questão: por que dar destaque a este assunto? É relativamente simples. Estamos falando de um serviço de internet pago. Penso eu que, da mesma forma que não se admite que uma banda larga saia do ar ou a televisão a cabo pare de funcionar, o mesmo vale para o Rdio e os congêneres. Eu dependo do app para escutar as músicas que animam meu dia. Não duvido que muita gente passe pela mesma situação. É bom que se faça por onde caso realmente queiram que o streaming de conteúdo torne-se uma realidade, em substituição a baixar e manter cada MP3 na memória do aparelho.
Ok, a assessoria do Rdio não nos respondeu. Mas o suporte técnico sim, e a resposta foi bastante positiva! A representante identificada como Emilie B. foi perguntada sobre a devolução do dinheiro devido à interrupção do serviço. Em resposta, ela disse que creditaria ao meu perfil mais quatro dias de utilização gratuito do Rdio – mesmo período que fiquei sem acesso às canções.
Ainda segundo a Emilie, não é possível conceder automaticamente o benefício a todos os assinantes que merecem ser ressarcidos. Quem tiver interesse em pleitear o benefício deve, portanto, acessar a página de suporte do Rdio para informar do ocorrido.
Tudo foi resolvido da melhor maneira possível. Fica a lição para que não ocorra novamente. Se fosse um serviço oferecido de maneira gratuita, como um YouTube da vida, provavelmente não pegaríamos tanto no pé. Só que o Rdio é um serviço, há uma relação comercial nisso aí. É bom que startups e empresas nem tão iniciantes assim se acostumem a prestar contas aos assinantes quando algo do tipo ocorre.