Novo beta do Twitter para Android mostra interface renovada e menu lateral
A entrada do Twitter na bolsa de valores não é a única novidade do serviço: sem qualquer alarde, a empresa revelou também a versão 5.0 Beta de seu app para Android, que se destaca por sua interface quase totalmente reformulada e, infelizmente, por estar disponível somente para um grupo fechado de usuários.
A principal novidade é que agora o aplicativo exibe mais abas, cada uma atrelada a uma funcionalidade específica do serviço: Início (a timeline), Notificações (que aparece como “Notifications” em português, mas é um erro tolerável para um software beta), Mensagens Diretas, Atividade, Assuntos do Momento (equivalente à aba #Descobrir), Pessoas e Eu (mostra o seu perfil).
Na prática, isso significa que você pode acessar com um simples arrastar de dedos recursos do Twitter que, atualmente, estão mais escondidos, como é o caso das mensagens diretas.
É com este arrastar de dedos que você alterna entre as abas e, apesar de estarmos falando de uma versão beta, este procedimento funciona bem: o carregamento das informações me pareceu muito mais rápido e fluído que na versão 4.x do app.
Este monte de abas não é a única novidade: como para algumas pessoas pode ser pouco prático ficar alternando entre elas, também é possível acessá-las a partir de um menu lateral que aparece instantaneamente na tela assim que o logotipo do Twitter no canto superior esquerdo é clicado:
Como estas mudanças na interface são bastante expressivas, até que faz sentido o Twitter disponibilizar o aplicativo apenas para um grupo fechado. O acréscimo de abas, por exemplo, dá acesso mais rápido aos vários recursos do serviço, mas parece poluir a interface, fazendo este aspecto merecedor de uma avaliação mais cuidadosa. Além disso, vez ou outra o programa fecha sozinho, deixado claro que ainda precisa ser ajustado.
Ah, e se você tinha expectativas de não se deparar mais com aquelas linhas azuis de conversações em ordem cronológica, lamento informar que elas estão lá, bem presentes.
O Twitter não informou quando pretende lançar a versão final do aplicativo. Para os usuários dispostos a serem testadores, o procedimento padrão é se inscrever neste grupo para ter acesso liberado à página do programa no Google Play. O problema é que o grupo parece não estar aceitando novos usuários.
A alternativa é esperar pelo lançamento (não deve demorar muito) ou procurar na internet por um arquivo .apk da versão beta disponibilizado deliberadamente, mas se você o fizer, já sabe: é por sua conta e risco.