Tizen 3.0 virá com suporte a múltiplos usuários e a processadores de 64 bits
2014 tem tudo para ser o ano em que o Tizen mostrará a que veio. É no que apostam as organizações por trás da plataforma, com destaque para a Samsung. Na conferência Tizen Developer Summit Korea, que teve início nesta segunda-feira, desenvolvedores do projeto revelaram que a próxima grande atualização do sistema, a 3.0, incluirá suporte a múltiplos usuários e a arquiteturas de 64 bits.
Em relação ao primeiro aspecto, os desenvolvedores não revelaram nenhum detalhe. A ideia, no entanto, não deve fugir daquilo que já conhecemos: possibilitar ao usuário ter uma conta para uso pessoal e outra para atividades profissionais, por exemplo, ou permitir, de fato, que mais de uma pessoa utilize o mesmo dispositivo, o que deverá se mostrar especialmente útil em tablets.
Quanto às arquiteturas de 64 bits, a ideia é fazer com que o Tizen 3.0 seja compatível tanto com processadores ARM quanto com chips IA, produzidos pela Intel.
Estas novidades, quando somadas às implementações do sistema gráfico Wayland e de uma nova interface com suporte a conteúdo 3D, deixam cada vez mais fortes os rumores de que a Samsung não destinará a plataforma exclusivamente a aparelhos de entrada. De qualquer forma, ficou claro no evento que o Tizen exigirá, no mínimo, 512 MB de RAM e 1 GB de espaço para a imagem da ROM.
Haverá também uma versão “Lite”, claramente voltada a dispositivos com especificações ainda mais modestas, que terá mínimo de 256 MB de RAM e 512 MB para a imagem. Aqui, dá até para imaginarmos a sua implementação em smartwatches, por exemplo.
O problema é que demorará para sabermos se o Tizen terá algum potencial no mercado ou, ao menos, se poderá fazer frente ao Firefox OS: é que o lançamento da versão 3.0 deverá acontecer somente no terceiro trimestre de 2014.
Não é de se estranhar, afinal, a plataforma em si ainda está muito “crua”. O fato de a Samsung ter anunciado a câmera digital NX300M, que já tem algum tempo de mercado, como seu primeiro dispositivo comercial compatível com o Tizen, dá uma ideia do quanto ainda precisa ser feito. Smartphones? Eles virão, segundo a empresa, mas só no primeiro trimestre de 2014 e, mesmo assim, na versão 2.2.1.
Com informações: Engadget, The Handheld Blog