Android prepara fim do suporte a apps antigos de 32 bits com aviso a usuários

Notificação pode ser exibida ao abrir aplicativos antigos para Android em 32 bits; aviso pede para que app seja atualizado

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 5 meses
Google Play Protect deixa o Android mais seguro ao barras apps nocivos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android deve ganhar notificação para informar quando um app antigo em 32 bits precisa ser atualizado (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Os anos passam, mas o Android ainda não eliminou o suporte aos apps em 32 bits por completo. Enquanto isso, alguns incrementos estão sendo preparados para avisar quando o aplicativo ainda não foi adaptado para 64 bits. É o caso de uma notificação alertando que o app deve ser atualizado para “melhorar a compatibilidade”. 

A novidade parte de uma descoberta revelada por Mishaal Rahman nesta segunda-feira (4). Segundo o editor do blog da Esper, o Android não avisa quando um app em 32 bits é executado em sistemas com a arquitetura de 64 bits. Mas um engenheiro da Arm submeteu um código ao AOSP Gerrit que inclui esta funcionalidade. 

“A partir de 1º de agosto de 2019, é necessário ter versões de aplicativos de 64 bits”, diz a descrição do patch. “Enquanto nos preparamos para o requisito de 64 bits, esta caixa de diálogo de aviso notifica os usuários ao executar um APK usando ABI obsoleta para atualizar seus aplicativos ou entrar em contato com desenvolvedores para cumprir as políticas do Google.”

O aviso é bem simples e vai aparecer apenas em apps antigos que não foram adaptados. Ao executá-los, o usuário vai dar de cara com o seguinte aviso: “Este aplicativo precisa ser atualizado pelo desenvolvedor para melhorar a compatibilidade. Tente verificar se há atualizações ou entre em contato com o desenvolvedor.”

Notificação será emitida ao abrir apps em 32 bits no Android (Imagem: Reprodução/Mishaal Rahman/Twitter)
Notificação será emitida ao abrir apps em 32 bits no Android (Imagem: Reprodução/Mishaal Rahman/Twitter)

Alerta não impede o uso de apps em 32 bits

O alerta não vai impedir o acesso e o uso do app. Mas é um grande estímulo ao desenvolvedor para atualizar o aplicativo de 32 bits para 64 bits. Afinal, muitos usuários devem começar a reclamar desse aviso incômodo, o que tende a afetar diretamente a avaliação do software na Google Play Store.

A grande questão é que, infelizmente, não há como saber se o Google vai realmene implementar a função no sistema: nem tudo o que é publicado no AOSP Gerrit é submetido ao código-fonte do Android. Além disso, vale lembrar que a ARM anunciou, em 2020, uma transição para pôr fim aos apps de Android em 32 bits.

Rahman também informou pelo seu perfil do Twitter que o Google pretende atualizar o nível mínimo do SDK para 28. Ou seja, caso a alteração entre em vigor, os usuários serão avisados caso tentem abrir aplicativos para o Android 8.1 (Oreo) ou versões anteriores. “No entanto, isso não chegou às versões atuais do Android 13”, concluiu.

Com informações: Mishaal Rahman (1 e 2) e XDA-Developers

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados