Subsistema do Windows 11 para apps de Android vai morrer em 2025

Windows Subsystem for Android e parceria com Amazon Appstore terão suporte encerrado em março de 2025. Vincular ao Celular é alternativa para rodar apps.

Giovanni Santa Rosa
Por
Aplicativo do Kindle para Android rodando no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft vai encerrar o suporte a aplicativos de Android no Windows 11. A companhia anunciou que o subsistema para Android (também conhecido como WSA) será descontinuado daqui a um ano, terminando também a parceria com a loja de apps da Amazon.

O prazo para o fim do suporte é 5 de março de 2025. Depois desta data, não será mais possível pesquisar ou baixar aplicativos de Android na Microsoft Store. Apps já instalados, porém, ainda poderão ser usados depois desta data.

Microsoft Store tem parceria com a Amazon Appstore para distribuir apps de Android para Windows 11
Loja já não aceita mais novos apps, mas desenvolvedores podem enviar atualizações (Imagem: Divulgação / Microsoft)

A Amazon Appstore já encerrou o envio de novos aplicativos que tenham o Windows 11 como público-alvo, mas os desenvolvedores podem continuar atualizando seus produtos até o fim do suporte, em março de 2025.

Suporte a apps de Android no Windows 11 nunca decolou

O suporte a apps de Android no Windows 11 era um recurso que despertou bastante curiosidade quando foi anunciado. O subsistema para Android atrasou um pouco, mas foi liberado no fim de 2021.

De lá para cá, ele parece não ter se tornado tão popular quanto se esperava inicialmente — eu, que fiquei animado com a possibilidade, nem lembrava que isso existia. Os problemas para rodar alguns apps e as opções limitadas da Amazon Appstore não ajudaram.

Apesar disso, a Microsoft continuava trabalhando para aperfeiçoar a ferramenta — até o Android 13 chegou a ser liberado para o WSA. Por isso, o anúncio do fim do suporte pegou algumas pessoas de surpresa.

Interface do app Vincular ao Celular do Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Com o Vincular ao Celular, dá para acessar apps instalados em smartphone Android (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Mesmo assim, quem tem um PC com Windows e um celular Android consegue ter algum acesso a aplicativos do sistema móvel. Com o app Vincular ao Celular (chamado Phone Link em inglês), é possível rodar alguns apps do smartphone no computador, dependendo do modelo.

Com informações: The Verge, Amazon, Microsoft

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados