Subsistema do Windows 11 para apps de Android vai morrer em 2025
Windows Subsystem for Android e parceria com Amazon Appstore terão suporte encerrado em março de 2025. Vincular ao Celular é alternativa para rodar apps.
Windows Subsystem for Android e parceria com Amazon Appstore terão suporte encerrado em março de 2025. Vincular ao Celular é alternativa para rodar apps.
A Microsoft vai encerrar o suporte a aplicativos de Android no Windows 11. A companhia anunciou que o subsistema para Android (também conhecido como WSA) será descontinuado daqui a um ano, terminando também a parceria com a loja de apps da Amazon.
O prazo para o fim do suporte é 5 de março de 2025. Depois desta data, não será mais possível pesquisar ou baixar aplicativos de Android na Microsoft Store. Apps já instalados, porém, ainda poderão ser usados depois desta data.
A Amazon Appstore já encerrou o envio de novos aplicativos que tenham o Windows 11 como público-alvo, mas os desenvolvedores podem continuar atualizando seus produtos até o fim do suporte, em março de 2025.
O suporte a apps de Android no Windows 11 era um recurso que despertou bastante curiosidade quando foi anunciado. O subsistema para Android atrasou um pouco, mas foi liberado no fim de 2021.
De lá para cá, ele parece não ter se tornado tão popular quanto se esperava inicialmente — eu, que fiquei animado com a possibilidade, nem lembrava que isso existia. Os problemas para rodar alguns apps e as opções limitadas da Amazon Appstore não ajudaram.
Apesar disso, a Microsoft continuava trabalhando para aperfeiçoar a ferramenta — até o Android 13 chegou a ser liberado para o WSA. Por isso, o anúncio do fim do suporte pegou algumas pessoas de surpresa.
Mesmo assim, quem tem um PC com Windows e um celular Android consegue ter algum acesso a aplicativos do sistema móvel. Com o app Vincular ao Celular (chamado Phone Link em inglês), é possível rodar alguns apps do smartphone no computador, dependendo do modelo.