Android 13 está próximo de chegar ao Windows 11, sugere Microsoft

Além do sistema operacional do Google chegando ao Windows 11, novos recursos como atalhos e picture-in-picture estão a caminho

Ricardo Syozi
Por
Robô mascote do Android

A Microsoft continua oferecendo novidades para seu sistema operacional. De forma repentina, a empresa liberou no GitHub informações e um roadmap para o WSA (Windows Subsystem for Android), com futuras atualizações que podem animar os usuários. Desse modo, ela confirmou que vai trazer o Android 13 para o Windows 11.

Com os updates mais recentes, o WSA ficou relativamente mais rápido, mas a Microsoft não quer parar por aí. A companhia de Redmond publicou na segunda-feira (17) alguns dados pertinentes sobre o estado atual do subsistema Windows.

De acordo com a página, alguns recursos como localização, GPS e WebView já estão disponíveis, mas é a parte de “Future Roadmap” que oferece a principal novidade: o Android 13.

WSA Android 13
Roadmap do WSA (Imagem: Reprodução / GutHub)

É verdade que ainda não há muitas informações sobre a chegada do OS ou como ela será feita. Contudo, é possível notar o recurso de transferência de arquivo (file transfer) na mesma lista. Isso quer dizer que o usuário poderá transferir tipos diferentes de documentos entre o Windows 11 e o WSA.

Outras novidades incluem a adição de atalhos e o “picture-in-picture”. O primeiro é um recurso conhecido pela base instalada de ambos sistemas operacionais, mas que sempre se mostra bastante útil. Já o segundo deverá permitir que a pessoa execute aplicativos de Android em uma segunda janela durante o uso de apps no Windows.

Por último, o Android 13 oferecerá acesso à rede local como padrão. Vale apontar que ainda não há nenhuma informação sobre quando o OS do Google chegará ao Windows 11, mas esperamos que seja ainda em 2023.

Atualização mais recente do WSA trouxe opções para os gamers

No início de setembro, a Microsoft liberou a versão 2207.40000.8.0, que deixou o Windows Subsystem for Android mais rápido. Diversas correções na reinicialização de aplicativos foram feitas, mas foi o público fã de jogos que recebeu os principais mimos.

Para começar, uma rede mais avançada foi implantada, garantindo conexões mais competentes. Além disso, melhorias no desempenho de jogos e uma integração mais completa com os recursos do sistema também chegaram.

Até mesmo aprimoramentos nos controles de GamePad e um suporte mais completo para teclado e mouse fizeram parte dessa atualização.

Com informações: Windows Latest.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados