Windows 11: Microsoft adia suporte a apps de Android em PCs
O suporte para apps de Android, em parceria com a Amazon e Intel, não vai ficar pronto até o lançamento da versão estável do sistema em outubro
O suporte para apps de Android, em parceria com a Amazon e Intel, não vai ficar pronto até o lançamento da versão estável do sistema em outubro
A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (31), que o Windows 11 começará a chegar para PCs em uma atualização gratuita a partir de outubro de 2021. Apesar do lançamento estar próximo, os mais ansiosos podem ficar um pouco decepcionados: a nova versão do sistema ainda não terá um dos recursos bastante aguardados da plataforma — o suporte a aplicativos de Android.
Segundo a publicação oficial da Microsoft, o Windows 11 chega com uma Microsoft Store reconstruída. Além do novo design, a empresa planeja a integração dos apps Android em parceria com a Amazon. Entretanto, isso deve levar mais alguns meses.
“Esperamos continuar nossa jornada para trazer os aplicativos Android para o Windows 11 e a Microsoft Store por meio de nossa colaboração com a Amazon e a Intel; isso começará com uma prévia para os membros do Windows Insider nos próximos meses.”
Desse modo, a expectativa é de que a função só esteja disponível para o público geral a partir de 2022. Detalhes sobre como o recurso chegará aos PCs ainda não são conhecidos — a companhia pode disponibilizá-lo como uma atualização menor no primeiro semestre ou guardá-lo para uma grande atualização (22H2), na segunda metade do próximo ano.
Durante o anúncio do Windows 11, em junho deste ano, a Microsoft revelou uma parceria com a Amazon Appstore que vai permitir ao usuário encontrar aplicativos de Android diretamente pela loja de apps da Microsoft. A ação é um esforço da companhia para atrair mais usuários e desenvolvedores para sua plataforma.
O processo é possível graças à tecnologia Intel Bridge, que traduz apps de outras plataformas para instruções x86, e apesar do nome, não se limita a PCs com os processadores da marca — também será possível baixar apps Android em computadores com chips da AMD e com tecnologia ARM.
Após o download e instalação, os programas poderão ser fixados na barra de tarefas ou no Menu Iniciar, e você poderá optar por executá-los em tela cheia ou em uma janela vertical, semelhante ao formato de tela de um smartphone.
O Windows 11 ainda terá mudanças significativas chegando a partir de outubro de 2021, incluindo o novo menu Iniciar e o redesenho do sistema. Além disso, o Microsoft Teams passa a ser oficialmente o aplicativo de comunicações da empresa, fechando o caixão do Skype. Outros aplicativos e elementos passam por ajustes, especialmente visuais, é o caso do Paint, das janelas do Explorador de Arquivos, entre outros.