Microsoft pode barrar de vez o Windows 11 em PCs antigos na atualização 24H2

Windows 11 24H2 pode exigir instrução que não existe em processadores com cerca de 15 anos, restringindo ainda mais o sistema em PCs antigos

Emerson Alecrim
Por
Microsoft pode barrar de vez o Windows 11 em PCs antigos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Microsoft pode barrar de vez o Windows 11 em PCs antigos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O próximo grande update do Windows 11, identificado como 24H2, pode impedir o sistema operacional de rodar em PCs antigos. Um entusiasta de tecnologia encontrou um sinal de que a atualização fará o Windows 11 exigir uma instrução que não existe em processadores lançados antes de 2006 (AMD) ou 2008 (Intel).

A tal instrução é a POPCNT, que tem a função de calcular a quantidade de bits no estado 1 em representações binárias de números. Ela foi encontrada em uma análise de um versão de teste do Windows 11 24H2 feita pelo perfil Bob Pony, no X/Twitter.

Na AMD, o suporte à instrução POPCNT começou em 2006 nos chips com arquitetura Barcelona, quando surgiram as CPUs AMD K10. Na Intel, a instrução é suportada desde a arquitetura Nehalem, introduzida em 2008 quando as primeiras gerações dos processadores Core i5 e Core i7 foram anunciadas.

Isso significa que, se a instrução POPCNT for mesmo exigida pelo Windows 11 24H2, computadores equipados com CPUs fabricadas há cerca de 15 anos (ou ainda mais antigas) não conseguirão executar essa versão do sistema operacional. A captura de tele feita por Bob Pony mostra que o sistema não inicializa nessa circunstância.

Windows 11 24H2 em teste não deu boot por exigir a instrução POPCNT (imagem: Bob Pony/X/Twitter)
Windows 11 24H2 em teste não deu boot por exigir a instrução POPCNT (imagem: Bob Pony/X/Twitter)

A Microsoft já não restringia o Windows 11 em PCs antigos?

Sim. O Windows 11 foi lançado com requisitos mínimos que exigem processadores Intel ou AMD fabricados a partir de 2017, com algumas poucas exceções. Se o Windows 11 24H2 exigir a instrução POPCNT, o cenário de compatibilidade de hardware do sistema operacional pouco mudará, portanto.

O problema é que muitos usuários utilizam determinadas ferramentas para escapar da verificação de hardware durante a instalação do Windows 11, procedimento que faz o sistema operacional ser instalado em computadores antigos. O Neowin lembra do caso de um usuário que conseguiu executar o Windows 11 satisfatoriamente em uma máquina com i5-580M, chip lançado em 2010.

Também há casos de pessoas que conseguiram fazer o Windows 11 rodar com chips ainda mais antigos, a exemplo das linhas Intel Core 2 Duo e AMD Athlon X2.

A exigência da instrução POPCNT pode fazer o Windows 11 simplesmente não rodar mais em PCs antigos cuja instalação do sistema foi feita por vias alternativas, por assim dizer.

O número de usuários que rodam o Windows 11 em computadores com cerca de 15 anos de existência não é grande. Mas eles existem e, certamente, ficarão furiosos com a mudança.

Windows 11 24H2 está previsto para o segundo semestre

O Windows 11 24H2 deve ser lançado oficialmente no segundo semestre de 2024. A novidade provavelmente trará recursos como o comando “sudo” para Windows e uma integração maior com o Copilot, inteligência artificial que estará presente até no Bloco de Notas. Um modo de super-resolução para jogos também é esperado.

Sobre o POPCNT, a Microsoft não soltou nenhum comunicado a respeito até o momento. Por isso, ainda não há confirmação sobre a exigência dessa instrução, tampouco sabe-se no que ela seria necessária.

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados