Windows 11 terá modo de super-resolução para jogos baseado em IA

Recurso Super-Resolução Automática foi encontrada em versão de teste do Windows 11 24H2, a próxima grande atualização do sistema operacional

Emerson Alecrim
Por
Notebook com Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Windows 11 terá modo de super-resolução para jogos baseado em IA (imagem: divulgação/Microsoft)

A próxima grande atualização do atual sistema operacional da Microsoft, chamada de Windows 11 24H2, deve trazer o recurso Super-Resolução Automática (ASR ou Auto SR). A novidade utilizará inteligência artificial para permitir que jogos compatíveis rodem com mais fluidez e detalhamento gráfico no sistema operacional.

Ainda não há comunicado oficial da Microsoft a respeito. O recurso foi encontrado e divulgado pelo usuário PhantomOfEarth, no X/Twitter, que conta que o modo ASR está escondido na atual versão de testes do Windows 11 24H2.

Auto SR no Windows 11 24H2 (imagem: PhantomOfEarth/X/Twitter)
Auto SR no Windows 11 24H2 (imagem: PhantomOfEarth/X/Twitter)

O que o ASR fará no jogo?

Como não há comunicado ou documentação oficial sobre o ASR, o seu funcionamento ainda é um mistério. Mas a descrição da ferramenta encontrada no sistema operacional, a de que o Auto SR terá uma IA para deixar jogos fluídos e mais detalhados, sugere que a novidade funcionará de modo semelhante à tecnologia de upscaling DLSS, da Nvidia.

O DLSS baixa a resolução e, com isso, aumenta a taxa de frames por segundo, fazendo o jogo ser executado com mais fluidez. Em seguida, o conteúdo gráfico é reconstruído em uma resolução maior, mas usando menos recursos da GPU, cabendo à inteligência artificial preencher os pixels necessários para isso.

Há outras tecnologias semelhantes ao DLSS, como o FSR, adotado pela AMD, e o XeSS, usado nas placas de vídeo da Intel. É provável, portanto, que o Auto SR da Microsoft se junte a essas soluções, com o diferencial de ser um recurso nativo do Windows 11.

Há rumores de que o ASR exigirá uma unidade de processamento neural (NPU) para funcionar. Mas, novamente, ainda não há manifestações da Microsoft sobre essa possibilidade.

Todo recurso que melhora o desempenho dos jogos é bem-vindo, mas é preciso conter as expectativas com relação ao ASR. As capturas de tela divulgadas indicam que o recurso só funcionará com jogos compatíveis. Ninguém sabe ainda quais serão eles.

ASR promete otimizar jogos compatíveis no Windows 11 (imagem: PhantomOfEarth/X/Twitter)
ASR promete otimizar jogos compatíveis no Windows 11 (imagem: PhantomOfEarth/X/Twitter)

Windows 11 24H2 chega no segundo semestre

A atualização 24H2 deve ser liberada oficialmente no segundo semestre de 2024. Usuários do programa de testes Windows Insider já podem baixar as versões experimentais desse pacote.

É possível que o Auto SR seja mesmo lançado como parte do Windows 11 24H2 porque o recurso já existe nas versões de teste desse pacote, embora ativá-lo ainda não tenha efeito sobre games. Talvez seja por isso que o ASR está oculto no sistema. Para fazê-lo aparecer é necessário usar ferramentas com o ViVeTool, como destaca o Neowin.

O Windows 11 24H2 deve trazer ainda recursos como o comando “sudo” para Windows e uma integração mais profunda com o Copilot, inteligência artificial que estará presente até no Bloco de Notas.

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados