Telegram atinge 1 bilhão de downloads após polêmica na política do WhatsApp

Com alta procura devido a mudanças de política de privacidade do WhatsApp, Telegram se junta ao seleto grupo de 15 apps com mais de 1 bilhão de downloads

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 5 meses
Aplicativo do Telegram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Telegram entrou no seleto grupo de aplicativos que chegaram a 1 bilhão de downloads. A marca foi atingida na última sexta-feira (27). O mensageiro teve um grande aumento em sua procura, impulsionado principalmente por toda a controvérsia em torno da nova política de privacidade do WhatsApp.

As informações são da consultoria de marketing Sensor Tower. Os números da empresa também mostram como as instalações do Telegram vêm crescendo. Na primeira metade de 2020, foram 133 milhões de downloads; já na primeira metade de 2021, foram 214,7 milhões, um crescimento de 61%.

Essa disparada se deu, em grande parte, por causa das mudanças na política de privacidade do WhatsApp no começo deste ano, que geraram uma repercussão péssima. Nas primeiras semanas de janeiro, o Telegram chegou ao topo da lista de downloads da App Store em 29 países e da Play Store em 20. O Signal, app de mensagens com foco em privacidade, também teve uma alta significativa naquele momento. 

Essa tendência, aliás, não se manteve — em maio, o WhatsApp voltou a ser mais baixado que os dois concorrentes juntos. Além disso, 1 bilhão de downloads não quer dizer 1 bilhão de usuários ativos. Os últimos dados, de dezembro de 2020, apontavam para cerca de 500 milhões de usuários ativos por mês

Índia lidera em número de downloads

Assim como ocorre com o WhatsApp, a maior parte dos downloads do Telegram vem da Índia: 22% desse bilhão de instalações são do país, que tem o segundo maior mercado de internet do mundo. O maior mercado, como você deve imaginar, é a China, que restringe fortemente aplicativos de mensagens. Rússia e Indonésia estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 10% e 8% dos downloads do Telegram.

A Sensor Tower não mencionou o Brasil nessa lista. Dados de uma pesquisa de maio revelavam que o Telegram estava instalado em 45% dos celulares do País. Já o WhatsApp chegava a 99% dos aparelhos.

Telegram é 15º app a chegar a 1 bilhão de downloads

Segundo a Sensor Tower, o Telegram é o 15º aplicativo a chegar à marca de 1 bilhão de downloads. Essa lista também tem WhatsApp, Messenger, Facebook, Instagram, Snapchat, Spotify e Netflix. Importante notar que a relação não leva em consideração os aplicativos que já vem instalados no celular, como os do Google.

O próximo passo para o mensageiro seria alcançar o clube dos 3 bilhões de downloads, que é bem exclusivo: só apps do Facebook (a própria rede social, o Messenger, o WhatsApp e o Instagram) e o TikTok pertencem a esse grupo, sem levar games em consideração.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados