Windows 11 se integra ao Microsoft Teams e traz novo botão de chat em prévia

Windows 11 terá integração com o Microsoft Teams; Microsoft libera alguns recursos da plataforma à prévia do sistema operacional

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 4 meses
Botão de chat do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Botão de chat do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A Microsoft liberou a integração do Microsoft Teams com o Windows 11. Nesta terça-feira (20), a companhia começou a disponibilizar alguns recursos à prévia do sistema operacional, como um novo botão de chat na barra de tarefas. O software ainda terá notificações nativas com opções para responder mensagens e atender chamadas.

A integração foi revelada durante o anúncio oficial do Windows 11, mas não apareceu na primeira prévia do sistema liberada em junho. Cerca de um mês depois, algumas das novidades deram as caras na versão de testes do software. É o caso do botão de chat na barra de tarefas, que chegará para substituir o Skype Meet Now do Windows 10.

A novidade apresenta tanto os contatos quanto as conversas em grupo mais recentes. Pelo painel, que surge ao pressionar a opção na barra de tarefas ou usar o atalho de teclado “Win + C”, será possível iniciar conversas ou chamadas de voz e vídeo através da plataforma. Também há um botão que levará o usuário ao app do Microsoft Teams.

O Microsoft Teams ainda terá um novo design para se adequar ao sucessor do Windows 10. Com a atualização, os usuários terão acesso a outras funções, como as reações com emojis em chamadas. A plataforma ainda vai contar com enquetes e atribuição de tarefas diretamente pelo chat, integração com calendário e outras novidades.

Microsoft Teams no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Microsoft Teams no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Windows 11: notificações do Teams têm melhorias

As notificações da ferramenta também receberam melhorias. Além do botão para atender ligações, o alerta também vai disponibilizar uma caixa de texto para responder mensagens sem precisar abrir o app. “As notificações respeitarão as configurações do assistente de foco do Windows 11, colocando você no controle”, informaram.

A plataforma ainda vai permitir a inclusão de contatos por endereço de email ou número de telefone. Além disso, o usuário ainda vai poder sincronizar os contatos do Outlook e do Skype com o Microsoft Teams. A agenda do celular também poderá ser utilizada caso o aplicativo esteja instalado no dispositivo móvel.

Mas nem todas as novidades podem ser utilizadas no momento. Segundo a Microsoft, por enquanto, os recursos estão disponíveis somente em inglês dos Estados Unidos. Além disso, é preciso ter acesso à internet para utilizá-los, pois o suporte off-line ainda não está presente. As demais funções chegarão às prévias do sistema em breve.

“Neste primeiro estágio, você poderá fazer login, adicionar contatos e se conectar por meio de bate-papos individuais e em grupo”, explicaram. “Nas próximas semanas, habilitaremos chamadas de áudio e vídeo, reuniões, compartilhamento de tela e outros recursos”. As funções chegarão gradualmente aos membros do Windows Insider.

Notificação do Microsoft Teams no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Notificação do Microsoft Teams no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Windows 11 é anunciado com novo menu Iniciar e mais

A Microsoft oficializou o Windows 11 no fim de junho. Além das mudanças no design da próxima geração do sistema operacional, que inclui janelas com cantos arredondados e um novo menu Iniciar, a companhia ainda vai introduzir melhorias ao menu de contexto para torná-lo mais intuitivo. A Microsoft Store também está de cara nova.

As demais melhorias ficam pela taxa de atualização dinâmica. O recurso, que ajusta automaticamente a taxa de atualização na tela de computadores com o sistema da Microsoft, tende a reduzir o consumo de bateria de notebooks. O sucessor do Windows 10 também vai dar uma estimativa de tempo necessário para instalar updates.

A nova versão do sistema operacional chegará aos usuários do Windows 10 em forma de atualização gratuita. Segundo a Microsoft, a liberação acontecerá gradualmente no fim do ano e pode ir até 2022. Saiba se o seu computador pode rodar o Windows 11.

Com informações: Microsoft e ZDNet

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados