Windows 11 é anunciado oficialmente; eis o que há de novo
Microsoft confirma Windows 11 com novo menu Iniciar, integração com Teams, Widgets, Xbox Game Pass e mais recursos
Microsoft confirma Windows 11 com novo menu Iniciar, integração com Teams, Widgets, Xbox Game Pass e mais recursos
É oficial: o Windows 11 é a nova versão do sistema operacional da Microsoft. A empresa apresentou a plataforma nesta quinta-feira (24), após um enorme vazamento que revelou boa parte das mudanças estéticas esperadas para o “rejuvenescimento” do OS. A Microsoft Store está ganhando uma nova roupagem e políticas mais flexíveis, e o Xbox Game Pass também chega ao Windows por meio do Xbox App.
De acordo com a Microsoft, o novo Windows é o mais seguro até agora. A empresa também promete atualizações 40% menores, com download mais rápido, para interferir menos na rotina dos usuários. A companhia garante que o Windows 11 terá uma grande atualização de recursos de forma anual, a ser disponibilizada no segundo semestre de cada ano. O Windows 11 chega como uma atualização gratuita para quem já tem uma licença válida do sistema.
Tudo o que vimos na build vazada está realmente presente no Windows 11: as janelas ganham cantos levemente arredondados, conferindo maior elegância e modernidade ao sistema.
A barra de tarefas está centralizada por padrão, com novas animações e transições suaves. O logo do Windows perdeu o aspecto distorcido – é representado por quatro blocos de mesmo tamanho.
O Windows 11 promete se adaptar melhor à sua rotina, e isso inclui funcionar bem em qualquer dispositivo que você está utilizando. Portanto, a Microsoft otimizou a interface para promover uma boa experiência com mouse, teclado, caneta ou toque, incluindo gestos.
O menu Iniciar trabalha com base na nuvem e no Microsoft 365, mostrando arquivos recentes usados anteriormente em qualquer dispositivo ou plataforma, incluindo Android e iOS.
O evento desta quinta-feira também está celebrando a integração nativa com o Microsoft Teams, oficializando o que já era óbvio: a plataforma é a principal posta da empresa para videochamadas – bye, bye, Skype!
A mudança inclui um novo app de chat, integrado à barra de tarefas, que permite mandar mensagens de texto para contatos — que podem recebê-las no Teams para Windows, iOS, Android ou mesmo por SMS.
Os widgets também estão presentes no Windows 11, e prometem oferecer uma forma fácil para se inspirar e organizar informações importantes no dia a dia, com ajuda de inteligência artificial.
A nova versão do sistema operacional está melhorando os recursos para jogos e a integração com o Xbox, incluindo o suporte ao Xbox Game Pass no PC. A empresa promete melhoria em desempenho, com jogos carregando mais rápido, Xbox Cloud Gaming integrado e HDR automático para melhor experiência visual.
Como já era esperado, a Microsoft Store está sendo reinventada, bem como suas políticas de submissão de aplicativos. A primeira novidade deve agradar os usuários de Android.
O Windows 11 é capaz de integrar aplicativos do Android, que podem ser encontrados na Microsoft Store devido a uma integração com a Amazon Appstore. Você pode fixá-los na barra de tarefas e no menu Iniciar para ter acesso facilmente.
A Microsoft Store vai permitir que desenvolvedores enviem qualquer tipo de aplicativo, incluindo apps Win32, independentemente da tecnologia de empacotamento. Além disso, a empresa está liberando o uso de CDN própria, bem como o uso de plataformas de terceiros para comércio, sem precisar pagar nenhuma taxa à Microsoft, obtendo, portanto, 100% de sua receita.
O Teams, Office e Visual Studio também chegam à nova Microsoft Store para reforçar seu posicionamento em relação à loja, encorajando outras empresas a fazerem o mesmo.
O Windows 11 chega como uma atualização gratuita “em breve” aos usuários da plataforma – a empresa não definiu uma data específica, mas disse que a liberação será de forma gradual no final deste ano e pode ir até 2022.
Você pode verificar se o seu PC é compatível neste link, mas lá vai um spoiler: o sistema não vai rodar no seu PC se ele veio sem chip TPM de segurança.
Na próxima semana, a Microsoft começa a liberar uma prévia do Windows 11 para membros do programa Windows Insider.