Windows 11 é grátis para PCs com Windows 10 e terá um grande update por ano
Windows 11 de graça exige PC compatível rodando Windows 10, incluindo 4 GB de RAM e processador de 64 bits; atualização chega para todos no final de 2021
Windows 11 de graça exige PC compatível rodando Windows 10, incluindo 4 GB de RAM e processador de 64 bits; atualização chega para todos no final de 2021
Você poderá baixar o Windows 11 de forma legítima sem pagar nada: para isso, basta ter um PC compatível que esteja rodando o Windows 10 – o computador deverá ter pelo menos 4 GB de RAM e processador de 64 bits, entre outras exigências. A atualização gratuita entrará em teste público na semana que vem, e será distribuída para todos entre o final de 2021 e começo de 2022.
Se você tem um PC com Windows 7 ou 8.1, pode instalar o Windows 10 nele – a Microsoft não divulga isso, mas essa atualização continua sendo grátis. Daí, será possível obter o Windows 11 de graça, desde que o dispositivo seja compatível.
Essas são as principais especificações mínimas para rodar o Windows 11:
É possível ver agora mesmo se seu computador atende a essas exigências baixando o aplicativo PC Health Check da Microsoft. Se você não puder instalar o Windows 11, saiba que o Windows 10 continuará a receber suporte até outubro de 2025.
Mas, se você instalar o Windows 11 no seu PC e se arrepender, pode voltar para o Windows 10 dentro de dez dias. Após esse prazo, será necessário fazer backup dos seus arquivos e reinstalar o W10 do zero.
Até quando o Windows 11 ficará gratuito? Essa oferta ainda não tem uma data de término específica, mas a Microsoft avisa que vai mantê-la por pelo menos um ano a partir da disponibilidade geral – ou seja, no mínimo até o final de 2022.
Se você estiver interessado em testar o Windows 11 o quanto antes, poderá fazer isso na semana que vem, quando será liberada uma versão inicial do sistema através do programa Insider – saiba aqui como participar.
As atualizações frequentes do Windows 10 já causaram dores de cabeça e até apagaram arquivos dos usuários. Felizmente, a Microsoft decidiu reduzir o ritmo com o Windows 11: ele ainda terá correções de segurança todo mês, mas os grandes updates de recursos chegarão só no segundo semestre de cada ano.
Este será o ciclo de suporte para as diferentes versões: