O beta do Project Spark, criador de jogos da Microsoft, está disponível no Windows 8.1

Renata Persicheto
Por
• Atualizado há 2 semanas

Desde que foi anunciado durante a conferência da Microsoft na E3 deste ano, o Project Spark já recebeu várias classificações em relação ao que, exatamente, ele seria. Um jogo? Uma ferramenta para desenvolvimento de games? O futuro? Pois bem, agora é possível que nós entendamos qual seria uma definição correta para ele.

A Microsoft anunciou na última terça-feira (3) que o beta fechado de Spark já está disponível para o Windows 8.1. Bem, o acesso à plataforma não é tão indeliberado assim, então, caso você possua o sistema operacional, mas não tenha se inscrito previamente no site do jogo, a hora de fazer isso é agora. Os parceiros do Sr. Gates avisaram que já estão distribuindo convites para as milhares de contas inscritas no teste.

O jogo (aplicativo? plataforma? criador de games?) seria lançado inicialmente no Xbox One, e a data para sua chegada estava definida para Janeiro de 2014, mas bons ventos o sopraram para o PC um pouco antes. A fase de testes beta será estendida até o lançamento do jogo, em 2014, tanto no Windows 8.1 quanto no Xbox One.

Afinal, o que é isso?

Se você está completamente perdido e não entendeu até agora sobre o que Project Spark se trata, a Microsoft explica: “É uma aventura sem fim, em que tudo é customizável”. O jogo será um mundo aberto sandbox, mas você poderá criar nele seus próprios jogos, filmes, histórias e o que mais tiver em sua cabeça.

Seguindo a vibe de compartilhamento que teve seu auge no início desta nova geração, será possível também jogar o que outros usuários compartilharem na rede do Spark. Não suficiente, a companhia garante que um jogador também pode criar coisas a partir desses jogos já criados por seus amigos (ou não), a partir do modo Crossroads.

E nem só de belas criaturas será feito o mundo do Project Spark. De alguma forma não detalhada, a Microsoft incluiu no programa um jeito de inserir comportamentos nos personagens do jogo. Como uma inteligência artificial, pelo que parece.

No anúncio feito para a imprensa, a Microsoft garante que Spark seja “a forma final de um parque de diversões interativos para os jogadores de todas as idades, entregue como um software gratuito, com muitas opções para melhorar sua experiência criativa. É um destino poderoso para a jogabilidade, em que criação e jogo convivem perfeitamente juntos”.

Se você ficou tão interessado nele quanto eu (convenhamos, a Microsoft sabe entreter), mas não recebeu sua chave de acesso ao beta, assim como eu, dá pra matar um pouquinho da curiosidade de como será o game assistindo ao vídeo de introdução lançado pela Microsoft:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Relacionados