Um dos percalços da variedade de plataformas que temos hoje é a necessidade de portar aplicativos entre elas. É para facilitar este trabalho que o Google pode estar criando uma ferramenta que permite ao desenvolvedor adaptar com relativa facilidade apps do Chrome para a sua execução no Android ou no iOS.

A informação vem do The Next Web, que afirma ter encontrado um repositório no GitHub chamado Mobile Chrome Apps que contém ferramentas, documentos e demonstrações justamente sobre como portar aplicativos do navegador para as referidas plataformas, além de mencionar a possibilidade de fazer o mesmo em relação aos sistemas Windows, OS X, Linux e, sem causar estranheza, Chrome OS.

A desconfiança de que este kit pode ser uma iniciativa futura do Google é reforçada pelo fato de o repositório ser mantido por Michal Mocny, um engenheiro de software da empresa, apesar de não ficar claro o porquê de o desenvolvedor não ter optado por manter o projeto no Google Code, serviço próprio para este fim.

O elemento-chave do Mobile Chrome Apps é o Apache Cordova. Explicando rapidamente, trata-se de um conjunto de APIs que “transforma” os recursos em HTML5, CSS e JavaScript, os padrões usados nos aplicativos para Chrome, em um pacote que pode ser instalado no Android ou no iOS, como se o app tivesse sido desenvolvido originalmente para estas plataformas.

iphone_chrome_apps

Daria até mesmo para distribuir os programas portados no Google Play ou na App Store, uma vez que o Apache Cordova também permite que os apps acessem determinados recursos de hardware, como Bluetooth ou câmera, por exemplo, resultando em uma experiência de uso completa.

O Google foi procurado, mas se negou a comentar o assunto. De qualquer forma, o diretor de engenharia do Chrome, Erik Kay, relatou à CNET News em setembro deste ano a intenção de oferecer uma integração maior entre o navegador e o Android. Pode se tratar de mera coincidência, mas é inegável que o Mobile Chrome Apps parece fazer parte deste plano.

Há rumores de que a primeira versão beta do kit para desenvolvedores será disponibilizada já em janeiro de 2014.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados