Nvidia revela SoC para mobile com 192 núcleos

Tegra K1 tem maior poder de processamento que o Xbox 360 e o PlayStation 3

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Nvidia Tegra K1

Um monstro de processamento em dispositivos móveis. Essa é a promessa da Nvidia ao anunciar o SoC (System-on-a-Chip) Tegra K1 no evento que precede a CES 2014. Essa belezinha tem 192 núcleos CUDA baseados na arquitetura de GPU Kepler, da própria Nvidia. Para se ter uma ideia, é a mesma capacidade que já se via nas GeForce GT 630 e 635, que foram lançadas no início de 2013. Portanto, você pode esperar a performance de um desktop no seu futuro celular.

Claro que a combinação ainda depende, por exemplo, da banda disponível para a memória do celular. E tem mais: o Tegra K1 será compatível com a arquitetura de 64 bits. Tudo bem que outros fabricantes de chips já deram passos nessa direção, e parece que a Nvidia está corroborando qual é a próxima meta da indústria.

O Tegra K1 tem suporte a DirectX 11 e OpenGL 4.4, o que também significa que outra promessa são os gráficos impressionantes baseados nas tecnologias mais atuais para essa finalidade. A Epic Games até prometeu levar o Unreal Engine 4 para o SoC.

Nvidia Tegra K1 - Comparação com consoles
Nvidia Tegra K1 – Comparação com consoles

A Nvidia não entrou em muitos detalhes sobre as especificações do chip. O que a gente sabe é que eles fizeram um comparativo com o X360 e o PS3. Pelo menos em benchmarks, a tabela favorece o Tegra K1 em todos os aspectos analisados. Por exemplo, a pontuação nos testes de GPU foi de 365, contra 240 do X360, o segundo colocado, e 192 do PlayStation 3. Em processamento na CPU, novamente o resultado é bem superior: 5.600 pontos do Tegra K1 contra 3.600 do Xbox de geração anterior e apenas 1.200 do PlayStation.

O consumo de energia também é assustadoramente baixo: somente 5 watts do SoC para dispositivos móveis, contra os 100 watts exigidos pelos dois consoles de mesa. É evidente que baixo consumo é fundamental na hora de criar um chip para celulares/tablets. Parece que a Nvidia fez o dever de casa.

Vale lembrar que não temos detalhes específicos de como esses testes foram feitos. Também é importante destacar que estão comparando os benchmarks de um chip em 2014 contra consoles que estão conosco há pelo menos sete anos.

O chip Tegra K1 será fabricado em dois modelos diferentes: com CPU A15 4-plus-1 de 2,3 GHz e 32 bits; e CPU Denver dual-core de 2,5 GHz em ambiente de 64 bits. Não temos informação sobre quando os primeiros celulares vão sair da fábrica já com o novo chip.

O departamento de marketing da Nvidia produziu o vídeo abaixo. Ele mostra um pessoal recriando o SoC em uma plantação (?) dos Estados Unidos, como se fossem aquelas marcações feitas por aliens. A Nvidia sustenta que o Tegra K1 não é coisa desse planeta… (dorgas, cara).

Acompanhe todas as novidades da CES 2014 no Tecnoblog.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados