Arquivo Aplicativos e Software

Google lança Documentos e Planilhas para Android e iOS

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O Google lançou hoje dois aplicativos gratuitos para permitir que os usuários editem documentos e planilhas nos smartphones e tablets com Android e iOS. Criativamente chamados de Documentos e Planilhas (!), eles se integram ao Google Drive e chegam pouco mais de um mês após a Microsoft começar a distribuir gratuitamente a suíte Office para os usuários de Android e iPhone.

google-docs

Google Documentos: nada além do básico

Google Documentos: nada além do básico

É até estranho o Google estar liberando dois aplicativos separados para editar, visualizar e criar textos e planilhas, porque essas funções já existem no Google Drive há um bom tempo, em ambas as plataformas. A principal vantagem é o fato do Documentos e do Planilhas funcionarem mesmo quando você estiver offline, enquanto o aplicativo do Google Drive exige uma conexão ativa para criar um novo arquivo.

Parece uma tentativa do Google de não ficar atrás da Apple, que distribui os aplicativos Pages, Numbers e Keynote gratuitamente em novos dispositivos iOS, e da própria Microsoft, que recentemente liberou o Office para usuários de Android e iPhone — para usá-lo no iPad, entretanto, ainda é necessário ter uma assinatura do Office 365, que custa a partir de 17 reais por mês no Brasil.

Você pode baixar agora mesmo o Documentos (Android e iOS) e o Planilhas (Android e iOS). Um aplicativo de apresentações estará disponível em breve, de acordo com o Google. Nos próximos dias, os usuários receberão um aviso no Google Drive pedindo para que eles baixem os novos aplicativos — o aplicativo do Google Drive funcionará apenas como visualizador.

Resta saber qual será o futuro do QuickOffice, aplicativo que o Google comprou em junho de 2012 e em setembro de 2013 se tornou gratuito. O QuickOffice pode criar e abrir documentos do Word, Excel e PowerPoint, mas não lê diretamente arquivos do Google Drive.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque