Por que tantos CEOs estão levando um balde de água gelada na cabeça?

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 semana

Talvez você tenha visto, nos últimos dias, figurões da tecnologia derrubando por vontade própria baldes de água gelada em suas cabeças pela internet. Se trata do Ice Bucket Challenge, no qual eles, após passarem por esse desconfortável momento, desafiam três outras “personalidades da mídia” a fazerem o mesmo.

A corrente tem cara de Orkut, mas existe por uma boa causa: ela surgiu para angariar fundos para a pesquisa da esclerose amiotrófica lateral, doença degenerativa incurável que você provavelmente já ouviu falar: o cientista Stephen Hawking é um dos portadores dela.

De acordo com as regras do desafio, ao ser indicado, é necessário jogar um balde gelado de água na cabeça ou doar 100 dólares para a ALS Association. Claro que, para todas as celebridades que toparam, 100 dólares é uma quantia ínfima, mas é aí que entra o poder de divulgação e viralização delas para fazer com que mais gente doe. E parece ter funcionado, já que, entre o dia 29 de junho e o dia 12 de agosto, 4 milhões de dólares foram doados à associação. No mesmo período, no ano anterior, foi 1,12 milhão de dólares.

A lista de celebridades que já participaram é enorme e, entre cantores, esportistas, rappers e apresentadores, surgiram alguns nomes conhecidos do nosso ramo. Os CEOs de empresas de tecnologia acabaram caindo na roda e a lista foi aumentando, com indicações entre eles.

Entre os nomes que já receberam o balde de água na cabeça estão Tim Cook, da Apple, Mark Zuckerberg, do Facebook, Satya Nadella, da Microsoft, Dick Costolo, do Twitter, Reed Hastings, do Netflix, Larry Page, do Google,  e Bill Gates, fundador da Microsoft.

O vídeo de Gates foi lançado nesta tarde e, até agora, foi o mais criativo de todos:

No fim, ele desafia Elon Musk, do PayPal, Chris Anderson, curador do TED, e o apresentador Ryan Seacrest para doarem os 100 dólares ou levarem um banho de balde de água gelada.

Alguns dos nomes que já foram desafiados não chegaram nem a se manifestar, como Jeff Bezos, da Amazon, e Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook. Por outro lado, já houve quem se recusou a levar o balde, mas fez a doação: o presidente Barack Obama.

Receba mais sobre Ice bucket challenge na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados