Já passou pela irritante experiência de dar voltas e mais voltas no estacionamento até encontrar uma vaga livre? Haja paciência, não? Mas saiba que esta tarefa poderá ficar um pouco mais fácil. Basta que o desenvolvimento de um aplicativo chamado PocketParker dê certo.

A ferramenta é fruto de um projeto de pesquisadores da Universidade Estadual de Nova York. A ideia é fazer com que os smartphones dos motoristas participantes sejam usados como sensores para indicar vagas disponíveis em um estacionamento.

O funcionamento do sistema começa com consultas ao banco de dados do OpenStreetMap para identificar áreas que delimitam estacionamentos. Com base nas dimensões do lugar, o serviço estima o número de vagas que existe ali.

Na etapa seguinte, os smartphones que possuem o PocketParker são rastreados (anonimamente). Caso perceba que um carro participante está circulando dentro de um estacionamento, o PocketParker entende que o local está cheio. Se dois ou mais usuários entrarem no lugar e não demorarem para parar o carro, conclui-se que, provavelmente, não há lotação ali.

O PocketParker também pode detectar quando um usuário saiu do estacionamento e, assim, alertar outro que esteja procurando uma vaga.

Perceba que, com um número considerável de usuários, o sistema pode cruzar estas e outras informações para ter um controle relativamente preciso dos locais com e sem vagas.

E como é que o PocketParker sabe que o usuário está usando o carro? Analisando dados do GPS e do acelerômetro: caminhando, a pessoa se locomove muito mais devagar que um carro e passa por locais onde veículos não entram.

É claro que o PocketParker é passível de erros, mas os resultados preliminares deixaram os pesquisadores empolgados, tanto que o conceito já recebeu até nome: “pocketsourcing”.

Nos cálculos para estimar a quantidade de vagas nos estacionamentos, o sistema apresentou margem de erro de apenas 6%. Na previsão de vagas disponíveis, o PocketParker teve uma média de 19 acertos em cada 20 tentativas.

Testes não faltaram: o aplicativo foi utilizado por 105 usuários durante 45 dias, aproximadamente. Juntos, eles registraram 10.827 chegadas e partidas em estacionamentos.

Sim, o pocketsourcing tem algumas falhas. Para começar, o sistema pode gerar alertas falsos, como quando um usuário deixa seu carro no estacionamento, mas sai em outro veículo (seja lá qual for o motivo). Além disso, o sistema não é capaz de perceber quando um motorista que não utiliza o PocketParker ocupa uma vaga tida como livre.

Mas a ideia pode ser aperfeiçoada. Geoffrey Challen, um dos pesquisadores do projeto, acredita que o aplicativo funcionará melhor se fizer parte de outro serviço já estabelecido, como o Google Maps.

O PocketParker está sendo apresentado no evento UbiComp 2014 e, como faz parte de um estudo, não tem previsão de lançamento.

Com informações: MIT Technology Review

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados