A Razer trouxe para a BGS a Nabu, sua smartband anunciada na CES deste ano. Pela primeira vez em território nacional, a smartband está em exposição no booth da empresa e nós pudemos vê-la pessoalmente.
A Nabu desempenha basicamente três funções: exibe notificações, tem o apelo fitness e é uma ferramenta social. Ao se aproximar de outra Nabu num aperto de mão, por exemplo, ela, estando conectada ao Facebook e com essa função habilitada, pode automaticamente enviar uma solicitação de amizade para a outra pessoa.
O design da Nabu é bem simples e discreto. É uma pulseira fina, mas com uma espessura considerável, e acabamento emborrachado por dentro e por fora, sendo que por fora há uma textura. Ela também é bastante leve e confortável de usar. Haverá dois tamanhos, um para mulheres e outro para homens.
Segundo o gerente da marca no Brasil, João Martins, teremos duas opções de cores: a mais tradicional conta com o interior preto e a outra, que tem uma cara mais fitness, tem interior verde. No site da smartband, há mais duas: uma com interior laranja e outra com interior branco.
A parte com a tela fica na parte interna do pulso para dar privacidade ao usuário. Ao contrário do que vimos na CES, o modelo mostrado na BGS, que é o final, não tem a tela menor, somente a retangular de 128 x 32 pixels. Ela é ativada por movimento: ao virar o pulso para fora, ela acende e você pode ver as horas ou as notificações que tiver. No caso de mensagens de texto (ou WhatsApp, WeChat…), a pulseira mostra também uma prévia de até quatro linhas da mensagem, de modo que você possa discretamente saber o que recebeu antes de pegar o celular. Martins enfatiza que a intenção da smartband não é substituir o celular, mas sim complementá-lo.
Todas as personalizações são feitas pelo app da smartband, que está disponível para iOS e Android. Nele, é possível monitorar as informações relacionadas a exercícios e bem estar, como quantidade de passos, quilômetros e qualidade do sono, colocar metas a serem atingidas e escolher quais notificações do celular você quer enviadas para a pulseira.
Além do aplicativo de configuração padrão, há mais uma série de apps de terceiros que serão lançados com compatibilidade com a Nabu. A versão para desenvolvedores está desde março nas mãos desses profissionais. O SDK é gratuito e pode ser baixado no site da smartband.
De acordo com Martins, a Nabu será lançada para o consumidor final dentro de 25 dias e chega ao Brasil no início de dezembro. O preço no exterior é de US$ 99; por aqui, chega por R$ 349.