Hoje é dia de festa no Google. O gigante das buscas e o principal líder do Android lançou junto com a versão final do Android Lollipop um novo smartphone e um novo tablet para a linha Nexus. Senhoras e senhores, conheçam o o Nexus 6 e o Nexus 9.
Nexus 6
A evolução do smartphone da linha Nexus provavelmente é o dispositivo mais aguardado nos últimos tempos. A fabricante parceira deixou de ser a LG, que fabricou o Nexus 4 e o Nexus 5, cedendo lugar para a Motorola. Logo de cara se percebe que o Nexus 6 é bem parecido com a nova geração do Moto X, que foi lançado há pouco mais de um mês.
Em especificações, o Nexus 6 não deve decepcionar: ele possui um processador Qualcomm Snapdragon 805, que é quad-core de 2.7 GHz, chip gráfico Adreno 420, câmera de 13 megapixels com abertura f/2, estabilização ótica de imagem, flash circular e câmera frontal de 2 megapixels. Além disso, ele é capaz de filmar em resolução 4k a 30 frames por segundo.
O que também impressiona, ao menos nos números, é a bateria: são 3220 mAh. Com isso, o Google promete 10h de navegação em redes 4G e 9,5 horas de navegação em Wi-Fi. Na caixa do Nexus 6 é incluído o Turbo Charger, o que torna o carregamento bem mais rápido: com 15 minutos na tomada, o smartphone consegue carregar o equivalente para até 6 horas de uso. Resta saber qual a situação, no entanto.
O tamanho da tela pode agradar uns e desagradar outros: são quase 6 polegadas, o que o torna consideravelmente maior que o Moto X, o iPhone 6 Plus e até mesmo o Galaxy Note 4. A resolução também é gigante: com formato 16:9, a resolução é QHD (2560×1440), trazendo a definição de 493 ppi. Praticamente impossível de enxergar um pixel a olho nu.
O novo Nexus 6 traz uma extensa compatibilidade com redes 4G. Dessa vez, quem comprar o smartphone nos Estados Unidos poderá trazer para o Brasil sem problemas, já que o modelo americano possui a banda 7 do LTE. O smartphone virá nas capacidades de 32 GB e 64 GB e em duas cores, Midnight Blue e Cloud White.
Não há preço definido para o Nexus 6. A pré-venda começará no final de outubro, com início das vendas para o mês de novembro. Como é de praxe, o aparelho será vendido na Google Play e, dessa vez, também na Best Buy. As operadoras americanas também venderão o aparelho subsidiado por contrato – que, aliás, deverá custar 49 dólares na AT&T.
Nexus 9
O novo Nexus 9 é lindo. Quem teve a incumbência de produzir o tablet dessa vez foi a HTC, o que é uma ótima notícia já que a fabricante faz dispositivos excelentes, mas também uma péssima notícia já que as chances do aparelho ser comercialmente vendido no Brasil são poucas, uma vez que a empresa encerrou suas operações por aqui.
Deixando o pessimismo de lado, o Nexus 9 traz uma tela de 8.9 polegadas IPS com formato 4:3 e resolução QXGA (2048×1536), processador de 64 bits NVIDIA Tegra K1, 2 GB de memória RAM, câmera de 8 megapixels e câmera frontal de 1.6 megapixels. Ele apresenta uma bateria de 6700 mAh, o que significam 9,5 horas de navegação em Wi-Fi e 8,5 horas de navegação em LTE.
O tablet será vendido em três cores: preto, branco e areia. Serão duas versões, Wi-Fi e LTE, e com capacidades de 16 GB e 32 GB. Como acessório, a HTC também venderá uma capa que vira um teclado magnético bem parecido com o dos Surfaces. Ele já vem com o Android 5.0 Lollipop de fábrica e terá atualizações imediatas para as novas atualizações do Android.
Mais uma vez, nenhum preço foi divulgado para o dispositivo. A pré-venda se inicia no dia 17 de outubro nos Estados Unidos.