Arquivo Antivírus e Segurança

China desenvolve arma a laser capaz de derrubar drone em cinco segundos

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Drone-da-Amazon-no-ar

Drones podem ser usados para cobrir protestosagilizar comprasentregar cocaína em presídios, espionar… A menos que eles sejam facilmente interceptados. A China desenvolveu um sistema de defesa baseado em laser que promete derrubar um drone em até cinco segundos após ser localizado.

A informação foi divulgada pela Xinhua, agência de notícias oficial do governo chinês. O sistema, que consegue derrubar drones em um raio de 2 km, foi desenvolvido especificamente para destruir drones de pequeno porte. O China Jiuyuan Hi-Tech Equipment Corp, grupo por trás do sistema, diz que, como esses drones menores são relativamente baratos e fáceis de operar, podem ser usados em atividades terroristas.

Para que o sistema de defesa funcione, os drones precisam estar sobrevoando o local a uma altura de até 500 metros e uma velocidade menor que 50 m/s (180 km/h). É suficiente para destruir pequenos intrusos que estiverem por perto, e a precisão parece ser ótima: em um dos testes, a máquina derrubou mais de 30 drones com uma taxa de sucesso de 100%.

O sistema chinês é bastante parecido com uma arma desenvolvida pela Marinha dos Estados Unidos, também baseada em laser:

Os chineses trabalham para que, no futuro, a potência e o alcance sejam maiores. Por enquanto, o sistema deverá ser usado para reforçar a segurança durante grandes eventos em áreas urbanas.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque