Passaram-se semanas desde as primeiras informações sobre uma possível atualização da versão mais básica do Raspberry Pi. Pois aqui está ela: o Raspberry Pi A+ foi anunciado recentemente pela fundação responsável pelas “plaquinhas”.

A primeira novidade está nas dimensões. O que era pequeno ficou menor: o Raspberry Pi A+ tem 65 mm de largura por 54 mm, o que deve, entre outras vantagens, facilitar a instalação do dispositivo em equipamentos de porte reduzido. Para fins de comparação, a versão anterior, o modelo A, possui 85,6 mm por 54 mm.

Outro destaque do dispositivo é a substituição da ranhura para cartões SD por um slot para microSD. Agora também há um conector GPIO de 40 pinos que promete deixar mais prática a ligação do Raspberry a interfaces e outros tipos de componentes.

Também é destaque o menor consumo de energia do modelo e um circuito de áudio que integra uma fonte de alimentação de baixo ruído.

Os demais componentes são praticamente os mesmos que caracterizam o Raspberry Pi A: SoC Broadcom BCM2835 de 700 MHz (ARM), 256 MB de RAM, interface HDMI, porta USB 2.0 (com suporte à função de hub) e conexão P2 para fones de ouvido.

Nos Estados Unidos, o Raspberry Pi A+ já pode ser encontrado com preço sugerido de US$ 20. Vale lembrar que o Raspberry Pi B+ (com 512 MB de RAM, quatro portas USB 2.0 e microSD) está à venda desde julho por US$ 35.

Com informações: Tom’s Hardware

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados