App vazado revela detalhes ainda não anunciados do Apple Watch

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana
homescreen-organizacao

O Apple Watch deve ser lançado ainda nesse verão, mas o site americano 9to5Mac disponibilizou capturas de tela do Companion, aplicativo que controla tudo no smartwatch. Esse “vazamento” nos trouxe recursos ainda não anunciados sobre o produto.

As imagens revelam, por exemplo, que o posicionamento do menu de aplicativos do Apple Watch é totalmente controlado pelo iPhone. Como o smartphone possui uma tela bem maior que a do relógio, faz todo o sentido: é possível ver uma parte maior do “universo” de aplicativos (a empresa liberou o kit de desenvolvimento WatchKit em novembro para potencializá-lo). A forma de reorganizar apps deve ser a mesma atualmente encontrada nos dispositivos iOS.

controles-1

Um recurso muito interessante é o Monograma: ele funciona como se fosse um fundo de tela para o relógio com um… monograma (espécie de brasão). Será possível criar monogramas de até 4 letras, deixando o relógio ainda mais personalizado.

Há também um discreto indicador de notificações: quando ligado, um ponto vermelho aparecerá no topo do papel de parede do relógio quando você tiver novos avisos. Para os acionistas de plantão, por exemplo, é possível acompanhar ações de determinadas empresas diretamente na tela de bloqueio.

img_2193

Como um smartwatch carrega informações pessoais, se preocupar com segurança também é importante. Por isso, é possível incluir uma senha de desbloqueio de até quatro dígitos. Esta combinação deverá ser informada toda vez que você colocar o relógio no braço. Também será possível desbloquear o dispositivo a partir do iPhone: com a opção ativada, bastaria desbloquear este último que o acesso ao relógio também será liberado.

Sabemos ainda que será possível utilizar o Apple Pay para fazer pagamentos com o Apple Watch, mas só se você digitar a senha de quatros dígitos assim que colocar o relógio no braço. Ao tirá-lo, será necessário digitar novamente a senha antes do uso. A boa notícia é que, ao remover ou trocar a combinação, os dados do cartão de crédito vinculado ao relógio serão automaticamente removidos, exigindo que o usuário refaça toda a configuração inicial de uso do serviço. Isso evita que terceiros utilizem seu relógio para fazer pagamentos indevidos.

O Apple Watch também terá modo de acessibilidade, de forma a possibilitar o seu uso por deficientes visuais. Com o VoiceOver ativo, o relógio reproduzirá em áudio tudo o que estiver escrito na tela. Quem possuir alguma limitação visual poderá contar com o recurso de zoom (basta dar duplo-toque na tela). Pode-se ainda deixar o texto todo em negrito e ativar ou desativar animações, bem como exibir todo o conteúdo da tela em escala de cinza.

health-apple-watch

Com diversos sensores para controle vital, o Apple Watch trará alguns recursos bem legais para saúde. Um deles é o Stand Reminder: para você não ficar muito tempo parado e se levantar, o relógio te avisará quando você permanecer sentado pelos primeiros 50 minutos de uma hora. O dispositivo também monitora batimentos do coração e passos para calcular quantas calorias você queimou em determinada atividade física. Você poderá ser notificado quando atingir suas metas e receber um resumo semanal sobre a sua performance durante o período.

O aplicativo Companion deverá ser integrado ao ainda não lançado iOS 8.2. Conforme anunciado anteriormente, o Apple Watch será compatível apenas com iPhone. Os preços começarão em US$ 349.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados