Facebook planeja hospedar conteúdos de sites de notícias na própria rede social

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Em breve, talvez você nem precise sair do Facebook para ler uma notícia. A rede social está negociando com empresas de mídia para que elas publiquem o conteúdo no próprio Facebook, de acordo com o The New York Times. Além do próprio jornal, o BuzzFeed e a National Geographic estariam entre os primeiros parceiros do novo formato, que deverá ser lançado nos próximos meses.

É uma grande mudança na forma como os portais de notícias funcionam atualmente. Jornais costumam manter seus leitores navegando nos próprios sites para gerar receita com anúncios publicitários ou até mesmo assinaturas, caso a publicação seja adepta do paywall, como é o caso de Folha, Estadão e O Globo, por exemplo, que (teoricamente) liberam apenas um determinado de matérias por mês para usuários não pagantes.

Segundo o The New York Times, fontes anônimas informam que o Facebook está conversando com as empresas de mídia para encontrar uma forma de gerar dinheiro com o conteúdo, tornando o formato mais atraente para as publicações. No meio de uma notícia hospedada no Facebook haveria alguma publicidade; a receita dos anúncios seria dividida entre a rede social e o jornal.

Nem todo mundo está feliz: o britânico The Guardian, por exemplo, estaria comentando nos bastidores, com colegas de outros jornais, que as empresas de mídia deveriam manter o controle de sua própria publicidade. Além disso, o The New York Times cita outro problema: com a parceria, os jornais poderiam perder o acesso aos dados pessoais dos usuários, coletados sempre que você acessa uma página. Em vez disso, essas informações valiosas acabariam indo para o Facebook.

Mas por que o Facebook quer fazer isso? No fundo, todos nós sabemos o motivo, mas o argumento da rede social é que isso melhoraria a experiência de uso. Hoje, o Facebook lista as notícias dos seus jornais preferidos com um link para levá-lo ao site da publicação. Isso gasta tempo: uma página leva em média oito segundos para carregar. O Facebook quer agilizar isso, pensando especialmente nas conexões móveis, em que uma economia de tempo seria bem-vinda.

Então tá.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados