Meu roteador está deprimido: OnHub é o router do Google que todos queremos em casa

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 semanas
OnHub_on_counter_with_family_in_background.0

Quando menos se espera, o Google lança um roteador. É certo que esse tipo de produto não atrai muito interesse do público comum, mas o OnHub promete ser mais inteligente do que o router que está dentro da sua casa e otimizar o acesso para cada dispositivo específico.

O formato de torre cilíndrica dificilmente lembra roteadores que estamos habituados a encontrar por aí. Por dentro do OnHub, 12 antenas distribuem o sinal Wi-Fi de forma uniforme para cobrir a maior área possível. Uma antena extra serve para identificar possíveis interferências de dispositivos externos, permitindo que o roteador corrija os impactos da melhor maneira possível.

Smaller_Main_Image.0
Blue_Overhead.0

O OnHub suporta as frequências de 2.4 GHz e 5 GHz, já com o novo padrão 802.11ac, permitindo velocidade máxima teórica de 1.900 Mb/s. Também estão presentes as tecnologias Bluetooth, Google Weave e ZigBee, para que produtos de casa conectada consigam se comunicar com sua rede sem a necessidade de dispositivos extras. É possível conectar até 128 dispositivos no OnHub.

Para a instalação, nada de painéis esquisitos. Toda a configuração é feita por meio do aplicativo Google On para Android ou iOS. É possível identificar os dispositivos conectados, verificar a banda utilizada por cada um deles e realizar testes de performance por toda a rede.

02_Simple-setup_01.0
05_Run-a-network-check_02.0
03_Prioritize-a-device_02.0

O foco do OnHub é a rede sem fio. Por conta disso, ele possui apenas duas portas ethernet, sendo uma WAN e outra LAN. Se você necessita de conexão por cabo, é necessário a utilização de um switch a parte. Também existe uma porta USB 3.0, que não se sabe ao certo sobre como poderá ser utilizada.

Uma das promessas é na atualização do produto. Com processador dual-core de 1,4 GHz, 1 GB de memória RAM e 4 GB de memória interna, o Google promete novos recursos com as atualizações de software que serão frequentes para o OnHub. As vendas começam no final do mês, com preço sugerido de 199 dólares nas cores azul e preta. O produto está sendo construído em parceria com a TP-Link.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados