São Paulo quer integrar Bilhete Único com Uber e táxi

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
bilhete-unico-catraca-sp

O Bilhete Único, utilizado no pagamento das tarifas de ônibus, metrô e trem de São Paulo, pode ganhar nova integração em breve: o transporte privado. A Prefeitura estuda desenvolver um sistema para transformar o Bilhete Único em forma de pagamento nos aplicativos como o 99Táxis, Easy Taxi e Uber, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo.

Seria um complemento aos meios de pagamento existentes. No Uber, as corridas podem ser pagas apenas com cartão de crédito, que está cada vez mais popular, mas ainda tem baixa utilização: segundo a Nielsen, no primeiro semestre de 2015, apenas 19,5% do valor total com gastos pessoais foi pago no cartão de crédito; a maioria (58,2%) ainda é paga com dinheiro em espécie.

Segundo a Prefeitura, a integração é boa para quem, por exemplo, utiliza o carro apenas para chegar ao sistema de transporte público — ele poderia trocar o automóvel próprio pelo Uber. Particularmente, acredito que também pode ser uma opção para quem faz uso misto: como disse no Tecnocast 018, eu ando de metrô até a estação mais próxima do meu destino (o transporte sobre trilhos é quase sempre mais rápido) e aproveito o táxi como “última milha” (evitando o trajeto mais longo dos ônibus).

Além disso, o Bilhete Único pode ser uma estratégia para aumentar a presença de transporte privado na periferia, onde o táxi normalmente não chega. O rascunho do decreto que regulamenta o Uber, BlaBlaCar e outros serviços em São Paulo já previa que as empresas teriam que adquirir créditos para explorar o viário urbano (o custo deverá ficar entre R$ 0,10 e R$ 0,14 por km). Na periferia ou fora dos horários de pico, o quilômetro seria mais barato.

Ainda não há prazo para que o Bilhete Único passe a funcionar como meio de pagamento nos transportes privados. O prefeito Fernando Haddad deverá publicar o decreto para regulamentar os novos serviços de transporte até o fim de junho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados