Apple e Adobe: trocando farpas e (questionáveis) declarações de amor.

A discussão pública entre Adobe e Apple continua. Dessa vez a iniciativa foi da primeira, que lançou um anúncio publicitário que tem sido avistado (ao menos até o momento) na página do Engadget. O ad (feito em Flash, diga-se de passagem) começa com uma imagem onde se lê “Nós [coração] Apple”, logo acima do logo da Adobe. O carinho com a empresa de Cupertino acaba aí. Logo na seqüência lemos:

“Nós amamos Flash e HTML 5;

Nós amamos nossos três milhões de desenvolvedores;

Nós amamos escrever o código apenas uma vez;

Nós amamos todas as plataformas e aparelhos;

O que nós não amamos é qualquer um tirando nossa liberdade de escolher o que criar, como criar e o qual será sua experiência na web .”

A imagem linka para um texto intitulado “Nós [coração] escolha,” onde podemos destacar o seguinte trecho:

“Nós acreditamos que mercados abertos que permitem que desenvolvedores, distribuidores e consumidores façam suas próprias escolhas sobre como criar, distribuir e acessar conteúdo são essenciais para o prograsso. É por isso que nós apoiamos ativamente tecnologias como HTML4, HTML5, CSS e H.264, além de nossas próprias tecnologias.”

Ao fim, há um link para uma carta escrita pelos fundadores da Adobe, Chuck Geschke e John Warnock. Com o título “nossos pensamentos sobre mercados abertos,” nela se destacam os seguintes trechos:

“Se a web se fragmentar em sistemas fechados, se companhias colocarem conteúdo e aplicações atrás de muros, algumas podem de fato vingar — mas o sucesso delas virá às custas da própria criatividade e inovação que fez da Internet uma força revolucionária.

[…] Nenhuma companhia — não importa o quão grande ou criativa — deveria ditar o que você pode criar, como você cria, ou a experiência que você tem na web.

[…] No fim, acreditamos que a questão seja realmente essa: quem controla a World Wide Web? E nós acreditamos que a resposta seja: ninguém — e todo mundo, mas certamente não uma única empresa.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados