Nova versão do Flash vai usar P2P para transmitir vídeo

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

A transmissão de vídeos na web é uma tarefa pesada. Exige tanto um bom servidor quanto uma conexão larga o bastante para aguentar a transmissão de vídeo. Mas esse último problema pode ter sido solucionado pela Adobe, que planeja implementar uma nova função na versão 10.1 do Flash: o uso de redes P2P.

Essa habilidade, que por enquanto leva o codenome  Stratus, não estará habilitada por padrão. Ela deverá ser ativada pelo próprio usuário, similar ao jeito como certos sites pedem permissão de uso da webcam e do microfone através de um menu no Flash. Ao ser ativado, o Stratus irá gerenciar o tráfego entre players de Flash de vários usuários, diminuindo o carregamento do servidor original do vídeo. Ele poderá ser usado tanto para vídeos armazenados quanto para transmissões ao vivo.


Apesar da inovação parecer interessante, ela pode acarretar problemas para certos clientes de servidores de banda larga. Mais especificamente aqueles provedores que praticam traffic shaping em protocolos de P2P. Além disso, o controlador do servidor fazendo streaming de vídeo poderá também desativar completamente a transmissão para quem não aceitar o uso do protocolo P2P, o que pode deixar vários usuários admirando uma bela tela em branco.

Desenvolvedores interessados em testar esse novo sistema podem acessar esse link e descobrir como implementá-los nos seus aplicativos. A Adobe também planeja inserí-lo na versão 1.5 do Air.

Com informações: DownloadSquad.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados