Canonical Landscape 1.5 facilita a vida dos sysadmins
Anunciado essa semana, a nova versão do Canonical Landscape 1.5 é o sonho de todo administrador de sistema: gerenciar vários sistemas Ubuntu (fisicos ou virtuais) a partir de uma interface única.
Voltado para empresas (e por isso mesmo, é um software que você deve pagar para usar), o Landscape permite administrar remotamente tanto servidores quanto clientes que estejam rodando Ubuntu. Isso significa atualizar pacotes direto da rede, iniciar ou parar serviços, e mais um mundo de pequenas tarefas administrativas, podendo até escolher se você quer fazer isso máquina por máquina ou simplesmente mandar atualizar tudo de uma vez.
Além disso, o Landscape monitora os sistemas, verificando picos de acesso, possíveis problemas com hardware, gerando até gráficos e exportando os dados para csv. Como vemos na captura de tela abaixo, o sistema verifica até mesmo se alguma máquina não está pingando o servidor e avisa o sysadmin de uma possível queda.
Entre as melhorias da versão 1.5, a mais interessante é a integração com LDAP e ActiveDirectory. Antes o sysadmin precisava fazer login no sistema operacional e logo depois no Landscape, agora é só usar o LDAP e pronto, já está logado em tudo. 🙂
O Landscape pode ser comprado em duas versões: uma onde o serviço ficará instalado nos servidores da Canonical e você acessará via web, e outra onde você baixa e instala no seu próprio servidor, mantendo assim a administração dentro da sua empresa.
O preço? £ 94.74 (cerca de R$ 250) por máquina que será gerenciada, em um valor pago anualmente – clique aqui para comprar -. Para mais de 10 máquinas, a Canonical oferece uns descontinhos. Pode parecer meio puxado, mas acredite, se você já gerenciou um parque com mais de 20 máquinas, sabe como uma ferramenta que centraliza configurações pode ser uma mão na roda…