O Jornal do Brasil, um dos mais antigos em circulação no país, a partir da próxima quarta-feira, dia 14, irá abandonar o papel e se tornar inteiramente digital, saindo de cena das bancas cariocas depois de 119 anos. A decisão final deverá ser tomada ainda essa semana.

Editado desde 1891, o JB foi o primeiro periódico brasileiro a chegar à internet ainda no distante ano de 1995, época que a web ainda dava seus primeiros passos.

Em sua edição desta terça-feira, dia 13, o jornal publicou um anúncio de meia página (ao lado) em que afirma “reforçar sua plataforma digital” ao mesmo tempo que pede que seus leitores acessem e interajam com seu site, mas até o momento em que este post é escrito ainda não foi feita qualquer declaração oficial a respeito da mudança.

Infelizmente, a mudança tem mais motivações econômicas do que estratégicas, já que de acordo com o (concorrente) jornal O Globo, atualmente o Jornal do Brasil tem uma dívida no valor de R$ 100 milhões e que sua circulação vem caindo nos últimos anos, o que agrava ainda mais sua situação financeira. Neste caso, o abandono dos formatos tradicionais seria mais uma medida drástica para reduzir seus custos operacionais.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados