Depois de analisar a invasão dos sites dos seus clientes, a Locaweb descobriu o que pode ter proporcionado o defacing ocorrido na sexta-feira (17). Segundo a empresa, os sites foram invadidos através de uma brecha explorável dentro do Red Hat Enterprise 5, uma distribuição Linux usada nos servidores da empresa. A falha está na camada de implementação da compatibilidade de 32 e 64 bits dentro do próprio kernel do Linux.

Site hackeado | Clique para ampliar

Há a suspeita de que o invasor obteve facilidade na sua ação devido a uma forma de explorar a falha ter sido disponibilizada na internet no mesmo momento em que a falha foi detectada.

Ao detectar que os sites foram afetados (a empresa se recusa assumir isso), a Locaweb aplicou o que eles chamaram de “um reforço de segurança”, que pode ou não ser a solução provisória publicada no site da Red Hat. Mais tarde a empresa restaurou o backup de alguns dos clientes afetados, notificando-os que tomaria tal ação.

Quando questionada sobre a quantidade de clientes afetados pela invasão, a Locaweb não deu números exatos, limitando-se a dizer que apenas “uma pequena parcela dos clientes que utilizam plataforma Linux” foram afetados.

O comunicado oficial da empresa está logo abaixo.

Em 17/09/2010, surgiram diversos comentários nas redes sociais sobre alterações indevidas na primeira página de alguns sites hospedados na Locaweb. Informamos que após realizar uma profunda análise da situação, a Locaweb identificou os sites afetados, aplicou um reforço de segurança nos servidores e, por medida corretiva, restaurou as cópias dos arquivos conforme estavam em 16/09/2010 às 18:50h. Essa restauração foi realizada para uma pequena parte de sites hospedados em plataforma Linux e os clientes afetados por esse procedimento foram devidamente avisados.

Informamos ainda que os sites alterados foram alvo de uma vulnerabilidade do sistema operacional Red Hat Linux, documentada em https://access.redhat.com/articles/40258, para qual o fornecedor ainda não tem solução. Para conseguir resolver o caso, foi necessário o desenvolvimento de uma solução pela equipe de tecnologia da Locaweb, a qual foi finalizada no último sábado.

Pedimos desculpas pela demora em prestar os esclarecimentos acima. Isso ocorreu por termos focado todos nossos esforços no sentido de criar uma solução efetiva para o caso. Por fim, informamos que a Locaweb encontra-se à disposição para quaisquer outras dúvidas que existam a respeito do tema.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados