Arquivo Internet

Adolescente de 17 anos assume autoria de bug no Twitter

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Um jovem australiano de 17 anos de idade pode ser o autor do código malicioso que atingiu o Twitter na manhã de terça-feira (21/setembro) e provocou alguma comoção entre os usuários do site de microblog. Pearce Delphin, ou @zzap, admitiu à agência de notícias AFP que explorou a falha de segurança do serviço.

Delphin disse ter usado um código de onMouseOver do JavaScript que fazia com que mensagens fossem retuitadas sem a autorização do usuário. O “fenômeno” se espalhou rapidamente pela rede e que chegou a ser chamado de “vírus” por alguns.

“Eu apenas fiz o que qualquer um teria feito. Aquele código JavaScript realmente poderia ser executado a partir de um tweet. Na hora em que o postei não imaginava no que ele poderia se transformar”, disse o rapaz à agência de notícias. “Apenas explorei a vulnerabilidade, não criei uma praga auto-replicante. Até onde eu saiba, isso não é ilegal”, completou, na esperança de que o caso não lhe provoque maiores dores de cabeça.

Eu juro: foi somente um teste para postar a captura de tela aqui no TB

O rapaz também disse que apenas explorou uma falha identificada por um “outro usuário”, no caso o desenvolvedor japonês Masato Kinugawa, que reportou a brecha XSS ao Twitter em 14 de agosto. Para provar sua teoria, o nipônico chegou a criar um perfil chamado RainbowTwtr, em que postava mensagens coloridas. Segundo o Twitter, a brecha explorada por Kinugawa “foi corrigida já no mês passado”.

Com informações: AFP.

João Brunelli Moreno

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque